quarta-feira, julho 27, 2011

Sabe quem morreu?

Amy-Winehouse      Estava descarregando do carro a última mala, quando minha esposa perguntou: “Sabe quem morreu? Amy Winehouse”.

     Embora a juventude da cantora inglesa, sua morte não é surpresa. Ela mesma já vinha anunciando sua morte há bastante tempo. O que me preocupa, na verdade, é a insistência da mídia e dos fãs em torná-la um ícone para a geração de hoje e talvez do amanhã. Sinceramente, não é o tipo de imagem que eu almejaria para meu filho.

     Sabe quem morreu? Essa pergunta é bem subjetiva.

     Os noruegueses, por exemplo, lembrariam do massacre da última sexta-feira, quando 76 pessoas morreram em virtude do atentado promovido por Anders Breivik.

     Essa mesma pergunta nos faria lembrar de alguém próximo, um amigo ou até mesmo um familiar querido que já partiu.

     Mas, e se a pergunta fosse: “Sabe quem morreu... e ressuscitou?”

     Aí a resposta já seria bem mais restrita. Lembraríamos os exemplos registrados nas páginas da Escritura sobre pessoas que morreram e foram ressuscitadas. No Antigo Testamento, o filho da viúva da cidade de Sarepta foi ressuscitado pelo profeta Elias (1 Reis 17.17-24) e o filho da mulher sunamita, que morreu em seu colo, recebeu novamente a vida por intermédio do profeta Eliseu (2 Reis 4.17-37). E teve ainda o caso do homem que teve seu cadáver jogado junto aos ossos do profeta Eliseu, e então voltou à vida (2 Reis 13.20-21).

     Já no Novo Testamento, o evangelista Lucas registra as ressurreições da filha de Jairo (Lc 8.49-56) e do filho da viúva da cidade de Naim (Lucas 7.11-17). Quem também morreu e ressuscitou foram Lázaro, amigo de Jesus (João 11.1-44) e Tabita, uma mulher muito caridosa (Atos 9.36-42). Há ainda a impressionante história de Êutico, um jovem que dormiu durante um sermão do apóstolo Paulo e acabou caindo do terceiro andar. Morreu e foi levado novamente à vida pelo próprio Paulo (Atos 20.9-10).

     São histórias surpreendentes, não? Belos e grandiosos milagres de Deus!

     Mas há algo em comum com todas essas pessoas: morreram, ressuscitaram e morreram novamente!

     Por isso, há uma outra pergunta, muito mais objetiva, fundamental, consoladora e surpreendente: “Sabe quem morreu... ressuscitou... e está vivo?”

     Para essa pergunta só uma resposta: Jesus Cristo, o Deus-Homem, nosso Salvador – “Foi Cristo Jesus quem morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8.34). Ele está vivo. É o nosso Advogado junto ao Pai.

     “Sabe quem morreu... ressuscitou... e está vivo?”

     A resposta a essa pergunta, e, mais do que isso, a sua fé no sujeito dessa resposta, garante a você uma vida junto a Ele, após a morte.

     Não posso (e não quero) falar de Amy Winehouse. Não é surpresa.

     Mas posso (e quero) falar do único que morreu, ressuscitou e continua vivo.

     Pois Ele fez isso por nós. Isso, sim, é extremamente surpreendente.

(Pastor Julio Jandt- IELB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário