O Que Crêmos



Bíblia Sagrada Versão Digital.
Clique aqui para fazer o download deste programa.

A Bíblia:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil, crê, ensina e confessa que:

    * Toda a Bíblia é a infalível e inspirada palavra de Deus;
    * Seus ensinamentos doutrinários, bem como seus relatos históricos, são absolutamente verdadeiros;
    * A Bíblia se explica e se interpreta a si mesma;
    * A Bíblia é a única fonte, regra e norma para todos os ensinos da Igreja;
    * Deus quer que a Bíblia seja lida, ouvida e estudada por todos;
    * Na Bíblia Deus revela o Evangelho de Cristo para a salvação de todo aquele que crê;
    * Na Bíblia se fundamentam todos os artigos doutrinários aqui expostos.

Textos Bíblicos:

2 Pedro 1.20-21:
Nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 2.13:
Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

1 Pedro 4.11:
Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as coisas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

João 10.35:
E a Escritura não pode falhar.

João 5.39:
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

Hebreus 4.12:
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Lucas 11.28:
Ele, porém, respondeu: Antes bem aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.

A Igreja:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * Há uma Igreja Cristã Invisível - porque só Deus pode ver a fé no coração - formada por todos aqueles que, sem distinção de raça, nacionalidade, cor ou lugar, aceitam e confessam Jesus Cristo como seu Salvador.
    * Esta igreja é uma só, a saber, a santa igreja cristã, a comunhão dos santos, a totalidade dos crentes - a cristandade - conforme os cristãos confessam no Credo Apostólico.
    * Jesus Cristo é a única Cabeça e Senhor desta igreja;
    * Todos os seus membros são iguais e gozam dos mesmos privilégios;
    * Ela se encontra unicamente ali onde o eangelho é anunciado e conhecido;
    * Ela permanecerá para sempre, e não há salvação fora desta igreja.
    * Há, também, uma Igreja Cristã Visível ou palpável, formada por todos aqueles que, em determinado lugar, se reúnem e professam a fé cristã e se congregam em torno da Palavra de Deus - a comunidade local;
    * Entre estes há hipócritas, defensores de falsas doutrinas e incrédulos - o que não acontece na igreja invisível;
    * É dever de todo o cristão sincero filiar-se àquela igreja visível que prega e ensina a Palavra de Deus corretamente;
    * O cristão não pode conviver com indicíduos, igrejas ou seitas que, de uma ou outra forma, despreza, alteram ou se distanciam da Palavra de Deus.

Textos Bíblicos:

João 18.36:
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora omeu reino não é daqui.

Lucas 17.20-21:
Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós.

João 8.31-32:
disse, pois, Jesus aos judeus quehaviam cridonele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade a verdade vos libertará.

1 Coríntios 12.13:
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

Efésios 1.22-23:
E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Efésios 2.19-22:
Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Isaías 55.11:
Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei.

Mateus 16.18:
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Mateus 13.47-48:
O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada aomar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos, e os ruins deitam fora.

Mateus 15.9:
E em vão me adora, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

1 Coríntios 11.18:
Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu em parte o creio.

Romanos 16.17:
Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.

2 Tessalonicenses 3.6 e 14:
Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes... Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.

2 Coríntios 6.14-18:
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? ou que união do crente com o incrédulo? que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão omeu povo. Por isso, retirai-bos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso.

A Lei de Deus:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * A lei é aquela palavra de Deus que exige perfeição de pensamentos, coração e alma de todos os homens;
    * A lei mostra o quanto o homem é pecador e imperfeito;
    * A lei ameaça e condena os transgressores;
    * A lei nãopode salvar ou colocar o homem pecador em comunhão com Deus;
    * A função principal da Lei é levar todos os seres humanos ao conhecimento de seus pecados e de sua condição de pessoas corrompidas e condenadas.

Textos Bíblicos:

Mateus 5.48:
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

Levítico 19.2:
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.

Deuteronômio 27.26:
Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

Tiago 2.10:
Pois, qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.

Romanos 3.20:
Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

Romanos 7.7:
Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

Os Meios da Graça:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * O Criador concede aos homens todos os bens materiais através dos frutos da natureza;
    * Deus, porém, somente concede os bens espirituais aos pecadores através dos chamados meios da graça;
    * Existem apenas três meios da graça: o Evangelho e os sacramentos do Batismo e da Santa Ceia.
    * Através dos meios da graça o Espírito Santo age, regenera e converte o pecador, desperta e fortalece a fé no Salvador Jesus Cristo, e oferece, dá e sela a graça, o perdão e a vida eterna.

Textos Bíblicos:

Colossenses 1.17:
Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.

Atos 17.28:
Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

Romanos 10.14-15:
Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

Romanos 10.17:
E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.

Romanos 1.16:
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Tito 3.5:
Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

1 Coríntios 12.3:
Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo.

Mateus 28.19-20:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas asnações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Mateus 26.26-28:
Enquanto comigam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o o partiu e o deu aos discípulos dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

O Batismo:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * O Batismo é uma instituição divina, sacramentoque o apóstolo Paulo chama de lavar regenerador e renovador do Espírito Santo;
    * O Batismo se destina a todas aspessoas, tanto às crianças como aos adultos;
    * Deve ser administrado com água - aspersão ou submersão - em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
    * Através do Batismo, a pessoa recebe a graça de Deus, fé, perdão dos pecados, consolo a promessa da vida eterna;
    * A pessoa recebe o Batismo verdadeiro apenas uma vez.

Textos Bíblicos:

Mateus 28.19:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome doPai e do Filho e do Espírito Santo.

Tito 3.5:
Quando, porém, se manifestou a benifnidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

Marcos 10.14:
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.

Hebreus 10.22:
Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura.

Atos 22.16:
E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.

Marcos 16.16:
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Gálatas 3.26-27:
Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.

Efésios 4.5-6:
Há um só Senhor, um só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

A Santa Ceia:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * A Santa Ceia é uma instituição do Senhor Jesus;
    * O corpo e o sangue de Jesus Cristo estão verdadeiramente presentes em, com e sob o pão e o vinho no Sacramento da Santa Ceia.
    * O corpo e o snague de Cristo são recebidos por todos os comungantes que participam da mesa do Senhor;
    * Através deste meio da graça, os cristãos recebem perdão de seus pecados, fortalecimento de sua fé e crescimento espiritual em sua vida cristã;
    * Os participantes incrédulos im impenitentes também receem o corpo e o sangue de Cristo, mas para seupróprio juízo ou condenação;
    * A Santa Ceia somente pode ser administrada aos adultos instruídos, em confições de fazer exame de consciência, que confessam Jesus Cristo como seu Salvador, e que querem corrigir sua vida pecaminosa

Textos bíblicos:

Mateus 26.26-28:
Enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque istoé o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para remissão dos pecados.

1 Coríntios 10.16:
Porventura o cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?

1 Coríntios 11.26-29:
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anuncias a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou bebe o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice; pois quem come e bebe, sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

As Religiões:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil, crê, ensina e confessa que:

    * As divisões religiosas são criadas pelos homens, e não por Deus;
    * Diariamente se multiplica o número de novas seitas, movimentos, igrejas ou religiões;
    * O próprio Cristo chamou a atenção que nos últimos dias surgiriam falsos cristos e falsos profetas, ensinando coisas contrárias à palavra de Deus;
    * É impossível existir união externa entre as religiões, se não existir uma unidade doutrinária à luz da Palavra de Deus;
    * É uma armadilha satânica afirmar que todas as religiões são boas e ensinam a verdade;
    * O cristão precisa orar e vigiar para não entrar em tentação e ser enganado por falsas doutrinas;
    * Religião cristão somente é aquela que ensina Jesus Cristo ser o Salvador;
    * O cristão deve filiar-se àquela igreja que comprova todos os seus ensinos com a Sagrada Escritura.

Textos Bíblicos

Romanos 16.17:
Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, e sim, a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos incautos.

Mateus 15.7-9:
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este provo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

2 Timóteo 4.3-4:
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Efésios 4.3 e 15:
Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz... Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.

1 Pedro 4.11:
Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as coisas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

2 João 9 e 10:
Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem assim o Pai, como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas vindas.

Deus:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * O único Deus verdadeiro é o Deus triúno: Pai, Filho e Espírito Santo;
    * As três pessoas da Santíssima Trindade são inconfundíveis entre si;
    * As três pessoas da Santíssima Trindade são iguais em poder, glória e majestade;
    * Ao Pai é atribuída, especialmente, a obra da criação, ao Filho, a obra da redenção, ao Espírito Santo, a obra da santificação;
    * Este Deus só pode ser completamente conhecido na revelação da Sagrada Escritura;
    * Somente este Deus deve ser cultuado, adorado e invocado.

Textos Bíblicos:

Deuteronômio 6.4:
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

1 Coríntios 8.4:
Não há senão um só Deus.

Salmo 53.1:
Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem.

Mateus 28.19:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

João 5.23:
A fim de que todos honrem o Filho, do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

1 João 2.23:
Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem igualmente o Pai.

João 4.24:
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Mateus 4.10:
Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto.

Romanos 11.33-36:
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.

O Evangelho:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * O Evangelho é aquela palavra de Deus que nos fala do amor, da graça e da misericórdia de Deus;
    * O Evangelho é a boa nova da salvação em Cristo Jesus;
    * Pelo Evangelho, o pecador arrependido recebe a absolvição ou o perdão de todos os seus pecados;
    * O Evangelho nos revela tudo o que Cristo fez para libertar o pecador do diabo e da condenação.
    * O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê em Jesus.

Textos bíblicos:

Ezequiel 33.11:
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel?

1 Timóteo 2.4:
Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Lucas 4.18-19:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.

João 3.16:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 3.21-24:
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos (e sobre todos) os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 1.16:
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

O Homem:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * O homem foi criado por Deus conforme a sua própria imagem, em perfeita bem-aventurança, justiça e santidade;
    * O homem se diferencia de todas as outras criaturas, por possuir alma, vontade e inteligência;
    * O homem foi criado para viver em eterna comunhão com o Criador;
    * O homem caiu em pecado ao transgredir a vontade de Deus e passou a ser completamente corrompido, tornando-se vítima da morte e da condenação;
    * Sendo concebido e nascido empecado, o homem não pode, por si mesmo, restabelecer a verdadeira comunhão com o seu Deus e Criador.

Textos Bíblicos:

Gênesis 2.7:
Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Gênesis 1.27:
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Salmo 139.14:
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste.

Salmo 14.3:
Todos se extraviaram e juntamente se corromperam: não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Romanos 5.12:
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assimt ambém a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Isaías 64.6:
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

Salmo 143.2:
Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente.

1 Coríntios 2.14:
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque els se discernem espiritualmente.

O Ministério:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, confessa e ensina que:

    * O ministério pastoral é um ofício ordenado por Deus para anunciar publicamente a palavra de Deus e administrar os santos sacramentos do Batismo e Santa Ceia;
    * Somente homens idôneos, aptos para o ensino e chamados por uma comunidade cristã é que podem exercer publicamente o santo ministério na igreja cristã;
    * Que todos os cristãos devem zelar pela pureza da pregação e dar testemunho de sua fé em Cristo Jesus.

Textos Bíblicos

Atos 6.2 e 4:
Então os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas; E, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da Palavra.

Atos 13.2:
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

2 Timóteo 4.2 e 5:
Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina: Faze o trabalho de evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

Tito 1.5-7:
Por esta causa te deixei em Creta para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de sissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância.

Atos 20.17 e 28:
De Mileto mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja; Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

1 Timóteo 4.6:
Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de CristoJesus, alimentando com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

1 Coríntios 4.1:
Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.

1 Pedro 2.9:
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

O Pecado:
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil crê, ensina e confessa que:

    * As primeiras pessoas foram criadas em perfeita justiça e santidade;
    * A partir da queda em pecado, entrou a corrupção no mundo;
    * Todas as pessoas, por natureza, são espiritualmente cegas, mortas e inimigas de deus;
    * Todos os seres humanos são concebidos e nascidos em pecado;
    * Todas as misérias do mundo são conseqüência e manifestações do pecado;
    * O pecado - tanto o original como o atual - separ o home de Deus e o condena à morte.

Textos Bíblicos:

1 João 3.4:
Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.

João 3.6:
O que é nascido da carne, é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Gênesis 8.21:
E o Senhor aspirou o suave cheiro, e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.

Romanos 5.12:
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram.

Salmo 5.4:
Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.

Salmo 51.5:
Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

Romanos 7.18:
Porque eu sei que em mim, istoé, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Tiago 4.17:
Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando.

Romanos 7.24:
Desventurado homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte?



Símbolos Confessionais


Símbolos confessionais são fórmulas utilizadas para confessar a fé cristã. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil é uma igreja confessional. Por isso aceita os três credos ecumênicos como uma maneira de resumir sua fé. É importante ressaltar que estes credos só têm validade se estiverem de acordo com a Palavra de Deus.

Os três símbolos confessionais aceitos pela IELB são: Credo Apostólico; Credo Niceno; Credo Atanasiano

Credo Apostólico:

Histórico

Durante séculos, os cristãos acreditaram que os apóstolos haviam sido os autores desta confissão de fé. Uma antiga teoria informava que os doze apóstolos compuseram-na, sendo que cada apóstolo acrescentou uma cláusula até completá-lo. Hoje esta informação é tida como lendária.

A fórma como temos este credo hoje vem do ano 700 d.C., aproximadamente. No entanto, fragmentos desta confissão são encontrados em escritos do século II d.C. O antecessor mais importante foi o Credo Romano Antigo, desenvolvido na segunda metade do século II.

O Credo Apostólico tinha muitas funções na vida da igreja. Entre outros, associava-se com a entrada na comunhão da igreja primitiva, como uma confissão de fé aos candidatos ao batismo. Também a instrução catequética baseava-se freqüentemente nas partes do credo. Com o passar dos anos, o credo se tornou uma "regra de fé" para dar continuidade aos ensinos cristãos de uma localidade para outra e para separar a fé verdadeira das heresias.

A natureza trinitariana do Credo Apostólico fica evidaente. A fé em "Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra" é afirmada em primeiro lugar. Mas o centro do credo é a confissão a respeito de "Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor". É dada especial atenção aos eventos envolvidos na sua concepção, nascimento, sofrimento, crucificação, ressurreição, ascensão, exaltação e juízo vindouro. Na terceira parte confessa-se a fé no Espírito Santo. Neste artigo foram acrescentadas cláusulas sobre a Igreja, o perdão dos pecados, a ressurreição dos mortos e a vida eterna.

O Credo Apostólico continua tendo hoje uso muito semelhante ao inicial: confissão batismal; esboço para o ensino; guarda e guia contra heresias; resumo da fé e afirmação no culto.

Este credo é, até hoje, o melhor resumo feito da doutrina cristã, em forma tão concisa. Sobre ele disse Lutero: A verdade Cristã não poderia ser colocada de uma maneira mais breve e clara.

Texto

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado,
desceu ao inferno; no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu
e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã - a comunhão dos santos,
na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna.

Credo Niceno:

Histórico

O Credo Niceno tem, esencialmente, o mesmo conteúdo doutrinário do Credo Apostólico. A diferença é que ele confessa, mais detalheadamente, a doutrina do Deus Triúno e sua graciosa obra salvadora. O Credo Niceno, em sua forma mais primitiva, foi adotado pela igreja cristã no seu Primeiro Concílio Ecumênico ou Geral, que se reuniu no ano de 325, em Nicéia, na Ásia Menor, um lugar não muito distante de Constantinopla, atual Istambul. Este credo tomou seu nome da cidade de Nicéia.

O propósito original foi rejeitar os erros daquels que negavam a Santíssima Trindade, especialmente a divindade de Cristo. Os que ensinavam estes erros eram liderados por Ario, cujos ensinamentos são semelhantes aos unitarianos modernos. Tal como os arianos, os unitarianos negam a Santíssima Trindade, particularmente a divindade de Cristo.

O Credo Niceno foi, anos mais tarde, ampliado para apresentar, com maior clareza, a deidade do Espírito Santo e sua obra santificadora. Isto foi feito porque sentia-se que a doutrina do Espírito Santo não havia sido suficientemente enfatizada.

O terceiro concílio, de Toledo, Espanha, em 589, acrescentou as palavras e do Filho para afirmar a verdade que o Espírito Santo procede de ambos, do Pai e do Filho. As palavras do Credo Apostólico desceu ao inferno não foram incluídas no Credo Niceno porque a descida de Cristo ao inferno não era questionada no tempo da controvérsia a respeito da Santíssima Trindade. O Credo Niceno não foi elaborado com a finalidade de ser um resumo da fé cristã. Entretanto, ele é uma excelente e compreensiva declaração das verdades fundamentais da doutrina cristã a respeito de Deus.

Texto

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra,
tanto das coisas visíveis como das invisíveis.

E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos,
Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado,
de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas;
o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarno pelo Espírito Santo
na virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos,
padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras,
e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai, e virá novamente em glória
a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim.

E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho,
que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas.
E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão
dos pecados, e espero a ressurreição da carne e a vida do mundo vindouro.
Credo Atanasiano:

Histórico

A terceira confissão geral admitida pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil é o Credo Atanasiano. Incorretamente é atribuído a Atanásio, um dos pais da Igreja, e um dos maiores defensores da divindade de Cristona igreja cristã primitiva.

Não se sabe ao certo quando e onde este credo foi composto. Alguns historiadores acreditam que tenha surgido na França, por volta do sexto ou sétimo século. Outros sustentam que tenha sido escrito algum tempo antes, no Norte da África.

Em seu conteúdo, o Credo Atanasiano resume, em breves e enfáticas afirmações, a doutrina da Santíssima Trindade e, em particular, da pessoa de Cristo, que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem em uma só pessoa. Lutero disse que o Credo Atanasiano é a maior produção da igreja cristã desde os tempos dos apóstolos.

Texto

Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a verdadeira fé cristã.
Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida perecerá eternamente.
E a verdadeira fé cristã é esta, que honremos um único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade,
não confundido as pessoas nem dividindo a sustância divina.
Pois uma é a pessoa do pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo;
mas o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus, iguais em glória e majestade eterna.
Qual o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo.
O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
O Pai é incomensurável, o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável.
O Pai é eterno, O Filho é é eterno, o Espírito Santo é eterno.
Contudo, não são três Eternos, mas um único Eterno.
Do mesmo modo, não três Incriados, nem três Incomensuráveis,
mas um único Incriado e um único incomensurável.
Da mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso;
contudo, não são três Todo-poderosos, mas um único Todo-poderoso.
Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
todavia, não são três Deuses, mas um único Deus.
Deste modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;
entretanto, não são três Senhores, mas um único Senhor.
Visto que, segundo a verdade cristã, nos importa confessar cada pessoa por sua vez
como sendo Deus e Senhor, é-nos proibido pela fé cristã dizer que há três Deus e três Senhores.
O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado.
O Filho provém apens do Pai, não foi feito, nem criado, mas gerado.
O Espírito Santo não foi feito,nem criado, nem gerado pelo Pai pelo Filho, mas deles procede.
Logo, é um único Pai, não são três Pais;
um único Filho, não três Filhos;
um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
E nesta Trindade nenhuma pessoa é anterior ou posterior, nenhuma maior ou menor.
mas todas as três pessoas são coeterna e iguais entre si;
de modo que, como foi dito, em tudo seja honrada a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade.
Portanto, quem quiser ser salvo, deverá pensar assim da Trindade.
Entretanto, é necessário para a salvação eterna crer também fielmente
na humanação de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esta é, portanto, a fé verdadeira:
crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem.
É Deus da substância do Pai, gerado antes dos tempos,
e Homem da substância de sua mãe, nascido no tempo;
Deus perfeito e Homem perfeito, subsistindo em alma racional e carne humana.
Igual ao Pai segundo a divindade e menor do que o Pai segundo a sua humanidade.
Ainda que é Deus e Homem, nem po risso são dois, mas um único Cristo.
Um só, não pela transformação da divindade em humanidade,
mas mediante a recepção da humanidade na divindade.
É, de fato, um só, não pela fusão das duas substâncias, mas por unidade de pessoa.
Pois, assim como corpo e alma racional constituem um único homem, Deus e homem é um único Cristo,
o qual padeceu pela nossa slavação, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos.
Subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
E quando vier, todos os homens hão de ressuscitar com os seus corpos e dar contas de seus próprios atos,
e aquele sque fizeram o bem irão para a vida eterna, mas aqueles que fizeram o mal, para o fogo eterno.
Esta é a verdadeira fé cristã. Aquele que não crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo.


POSIÇÃO DA IELB SOBRE UNIÃO HOMOSSEXUAL