quinta-feira, novembro 17, 2011

“O ‘Colete’ da Fé e do Amor e o ‘Capacete’ da Salvação”

P. Élvio Nei Figur – São Luís, MA

colete modernoHá milhares de anos que os homens usam armaduras. Povos muito antigos prendiam couraças feitas com peles de animais (daí o nome) e/ou vegetais ao redor do corpo quando saíam para a caça. Os guerreiros da Europa Medieval fabricavam placas de metais para proteger o dorso em batalhas. Por volta do século 13, as couraças já eram altamente sofisticadas e davam ao soldado a sensação de segurança que ele precisava para lutar com coragem.

Com o invento das armas de fogo, capazes de disparar projéteis em altíssima velocidade, as couraças metálicas tradicionais tornaram-se ineficientes. Foi só na década de 1960 que engenheiros conseguiram inventar um colete mais eficiente para as armas de fogo. Os Coletes Balísticos de hoje, são fabricados com fibras de diversos materiais, que vão desde a Cerâmica e Alumínio, até o Kevlar (Uma fibra sintética de aramida sete vezes mais resistente que o aço), entre outros materiais.

Os soldados de Cristo precisam estar vigilantes, mas também precisam sentir-se seguros. Pensando nisso, o apóstolo Paulo alerta primeiramente; “Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite...” (1Ts 5.2). Daí a necessidade da vigilância. Mas essa vigilância precisa estar segura. Assim, Paulo ainda aconselha; “Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete” (1Ts 5.8).

A Couraça era, na época, o equivalente ao que conhecemos hoje como Colete Balístico, ou Colete à prova de Balas. Era o que trazia ao soldado alguma segurança, ainda que imperfeita. Assim o apóstolo traz para o contexto da vida com Deus, a comparação; ‘devemos usar como colete, a fé e o amor, a fim de que tenhamos segurança hoje, em nossa vigilância, e até o retorno de Cristo para julgar o mundo com justiça’. Na mesma linha de raciocínio, Paulo acrescenta ainda outra parte da indumentária militar, o capacete; ‘usem a esperança da salvação como capacete a fim de que estejam protegidos de corpo e alma contra os ataques do inimigo que vêm de todos os lados’.

O Corpo, o coração, as partes vitais de nosso ser precisam de proteção. A Vida precisa estar protegida e segura com o Colete da Fé e do Amor; A fé firme e inabalável, e o amor forte e abundante.

A cabeça é, também, parte vital do corpo, e por isso precisa estar bem protegida. Assim, o apóstolo recomenda o Capacete da Esperança. Uma vida sem esperanças é uma vida vazia... Alguém que não tem esperanças é alguém que perdeu o sentido da vida... E quando falo de Esperanças, falo de um sentimento que só pode existir em um coração firmado, não simplesmente no otimismo ou entusiasmo momentâneo, mas na fé verdadeira e sincera... Falo de uma esperança baseada, não no egoísmo humano ou no desejo esperançoso de ver seus desejos humanos satisfeitos, mas de uma esperança firmada nos preceitos de Cristo.

O apóstolo está absolutamente convicto de que, vestindo o Colete da fé e do amor, e ainda o Capacete da esperança da salvação, o cristão pode se sentir seguro. E o que lhe dá essa convicção é a confortadora garantia de que; “Deus não nos escolheu para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para podermos viver com ele...” (v. 9 e 10). Não há necouraçam nunca haverá alguma consideração lógica humana capaz de abalar a segurança cristã quando ela estiver bem protegida e segura nesses preceitos de Deus. Aqueles que têm em seu coração a verdadeira fé, o amor, e esperança da salvação eterna não pelas suas próprias obras ou méritos, mas através de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, estão vestidos com o Capacete e o Colete que podem dar essa segurança, convicção e certeza; ‘Deus nos escolheu como filhos para nos dar a salvação por meio de Cristo’.

CouraçvsaHá sete dias (06/11/2011) um repórter cinematográfico foi morto enquanto registrava uma incursão militar em uma favela do Rio de Janeiro. Segundo o sindicato de jornalistas do RJ, o colete balístico que o repórter usava não oferecia proteção suficiente para a bala de fuzil que o atingiu no peito. Coletes com essa proteção (Nível III) são de uso restrito das forças armadas.

Você está usando o Colete Espiritual capaz de resistir aos projéteis disparados em sua direção?

Paulo, ao escrever aos cristãos de Éfeso, reforça; “... estejam preparados... Vistam-se com a couraça da justiça... Recebam a salvação como capacete” (Ef. 6.14 e 17). Aqui fica claro que a Salvação é algo dado/oferecido gratuitamente. Ou seja, tanto o Colete da Fé e do Amor como o Capacete da Salvação não são de uso restrito. O Colete da Fé e do Amor e o Capacete da Salvação não são de exclusividade para alguns poucos, mas Deus os oferece gratuitamente a todos; “Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Tm 2.4).

O advogado da família do repórter morto afirmou; ‘Ele foi para lá ciente de que aquele colete segurava tiro de fuzil...’ E acrescentou; ‘Talvez os repórteres que usam os Coletes nem saibam que os equipamentos (que usam)não são apropriados para a proteção contra tiro de fuzil... ’ *

O Colete Espiritual que você usa é à prova de balas?

Aos Gálatas, Paulo fala do único ‘Colete’ à prova da justa ira de Deus e das investidas do mal; “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo” (Gl 3.26-27). Em outras Palavras; A Fé sincera e Verdadeira, firmada sobre Cristo, é o que reveste o cristão das qualidades do salvador Jesus, que venceu o inimigo, o mundo e própria morte e nos revestiu da Nova Natureza em Cristo.

Vista sempre o Colete da Fé e do Amor, e busque segurança no Capacete da Esperança da Salvação. Assim poderás também ter a certeza de que “Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 8. 37-39). Essa mesma certeza é a do Salmista Davi; “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Sl 18.30).

Assim seja. Amém.

(Artigo de Referencia; ‘Colete à prova de tudo’ de Marcos Schmidt)

* http://liberdadeaqui.wordpress.com/2011/11/08/estar-com-aquele-colete-ou-de-camiseta-era-a-mesma-coisa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário