segunda-feira, agosto 01, 2011

“A ‘Loja Grátis’ de Deus”

lojagratis300      Imagine entrar em uma loja onde estão os últimos lançamentos de marcas consagradas de todos os setores, de biscoitos e desodorantes até roupas e eletrônicos... Imagine que você pode escolher o que quiser e pode levar para casa sem pagar sequer um centavo por isso... Seja Bem Vindo à ‘Loja Grátis’.

     Acha que estou brincando? Inventando?

     Não! Não estou brincando nem inventando! Isso já existe a mais de quatro anos no Japão, Espanha e Estados Unidos e agora chegou ao Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

     Segundo o Site R7, o consumidor pode levar o que quiser (somente eletrônicos e produtos mais sofisticados não podem ser levados, mas podem ser testados a vontade na loja), e o único ‘pagamento’ é a opinião do consumidor a respeito do produto. E o melhor é que os produtos não vêm em tamanhos reduzidos como as ‘amostras grátis’, mas em tamanho real como são ou serão encontrados nas lojas à venda.

     Um dos sócios de uma das lojas disse que ‘A grande aposta está em que as pessoas têm um contato direto com o produto e não apenas por meio da propaganda, o que proporciona maior confiabilidade no marketing ‘boca-a-boca’’.images

     Uma parcela considerável de meus leitores deve estar pensado; - Poderiam abrir uma loja como esta aqui em nossa cidade...

     A Mulher Samaritana junto ao poço de Jacó teve uma reação parecida quando Jesus lhe disse que poderia lhe dar gratuitamente da Água da Vida; “Por Favor, me dê dessa água!” (Jo 4.15), ela disse. E então ela pôde experimentar da Água da Vida Eterna através as palavras de Jesus. E o marketing ‘boca-a-boca’ daquela samaritana fez com que muitos outros também experimentassem dessa água e testemunhassem; “Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo” (Jo 4.42).

     ‘Amostras Grátis’ da infinita misericórdia de Deus também foram distribuídas quando Jesus desembarcou às margens do Mar da Galiléia e uma multidão faminta veio ao seu encontro a fim saciar sua sede – em grande parte inconsciente - pelo Pão da Vida. Cinco pães e dois peixes foram mais que suficientes para saciar a fome física de uma multidão de mais de dez mil pessoas...

     O Evangelista João, ao tratar desse milagre da multiplicação, registra o ‘puxão de orelha’ do mestre; “... vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna”. E acrescenta; “O Filho do Homem dará essa comida a vocês...” (Jo 6.26 e 27).

     Nós precisamos dessa comida e até ansiamos por ela como aquela multidão ao redor de Jesus. Até sentimos a necessidade em ingerirmos o alimento ‘que dura para a vida eterna’, porém tendemos a buscar e a trabalhar unicamente pela ‘comida que se estraga’. Por isso Deus pergunta de forma a provocar reflexão; “Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome?” (Is 55.2a). E somos forçados a admitir, como escreveu Shakespeare que, em nossa natureza, ‘buscamos mais a graça momentânea dos homens mortais do que a graça de Deus’ (Ricardo III).

     Deus diz; “Ouçam-me com atenção, e vocês comerão do melhor alimento” (Is 55.2b). E quando Ele oferece alimento, Ele o dá gratuitamente; “... Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça” (Is 55.1).

     Quem já teve a experiência de receber algo de graça, ou sem merecimento, já teve uma ‘amostra grátis’ do que é receber a misericórdia e a graça de Deus; A Sensação de satisfação e alegria percorre o espírito e o corpo como uma substância alucinógena e é capaz de provocar uma sensação de prazer e satisfação dificilmente explicáveis por meio de palavras...

     Eu mesmo já experimentei uma sensação parecida quando recebi, de graça, uma bolsa integral de estudos para pós-graduação. Nos dias que se seguiram experimentei sensações interessantes de alegria e satisfação por algo recebido sem nenhum tipo de merecimento. No entanto, por circunstâncias que hoje consideraria irrelevantes, não me inscrevi em nenhuma das opções disponíveis e acabei perdendo o presente.

2712621464_c68e928a77      Foi uma lição que aprendi na prática. Aprendi a valorizar mais as coisas que recebo de graça. Aprendi a valorizar mais aquilo que alguém, sem considerar minha imperfeição me ofereceu sem pedir nada em troca. E quando se trata da graça e misericórdia de Deus, isso é especialmente válido... Por isso o apóstolo Paulo pede; “não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam” (2 Co 6.1).

     Deus nos oferece misericórdia e perdão gratuitos quando diz; “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; prestem atenção e terão vida nova...” (Is 55.3a). Essa é uma atitude de atenção urgente, não uma ordem, mas um convite enfático. Um ‘Vinde a Mim’ com aceitação voluntária. E o que é oferecido gratuitamente é a Vida Nova e Eterna.

     A ‘Loja Grátis’ de Deus está em funcionamento a mais de dois mil anos. Antes mesmo de Jesus vir ao mundo, Deus Pai deu mostras de sua misericórdia àqueles que confiaram em suas Palavras de Salvação. Hoje, a ‘Loja’ tem filiais em diversas partes do mundo, lá onde os verdadeiros cristãos - que adoram a Deus em espírito e em verdade – estão presentes com seu testemunho e amor cristão.

     Não pense; ‘- Poderiam abrir uma loja como esta aqui em nossa cidade...’ pois ela já existe em sua cidade, e você, que já é cristão, é um dos atendentes/funcionários dessa ‘Loja’... E você que ainda não a conhece, saiba que, em Cristo Jesus, o Pai quer proporcionar um contato direto entre você e Ele. Por isso diz; “Inclinai os vossos ouvido e vinde a mim; prestem atenção e terão vida nova...”; “Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida” (Ap 21.6).

(Elvio Nei Figur – SLZ,MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário