sábado, abril 02, 2011

Fim dos medos

 

ROSEANE BIANCA

rosebianca@gazetadosul.com.br

     Fim dos Tempos A polêmica sobre o fatídico 21 de dezembro de 2012 voltou à tona nessa semana, quando o subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História, José Luis Romero, apresentou a pedra do calendário maia em Tabasco, sudeste do México. Embora incompleta, na peça formada de pedra calcária e esculpida com martelo e cinzel, consta a data de 23 de dezembro de 2012, mas nenhuma alusão ao fim do mundo. Segundo Romero, o dia se refere ao fim de um ciclo do calendário e o início de uma nova era.
     Para o pastor Samuel Rediess Fuhrmann, da Igreja Evangélica Luterana da Santa Cruz, as teorias acerca do fim do mundo são vistas como especulações que vão contra a Palavra de Deus, a Bíblia. “A teoria de que o mundo vai acabar em 2012 é mais uma entre tantas outras tentativas humanas de assumir uma posição que não lhe pertence – o lugar de Deus –, pois ninguém sabe o dia e a hora do fim.”
     Conforme Fuhrmann, a sensação de medo, comum em situações nas quais é preciso enfrentar o desconhecido, nesse caso pode ser explicada pelo desconhecimento da palavra divina. “Segundo a Bíblia, o fim do mundo é o evento em que Jesus voltará para, enfim, destruir os piores inimigos do ser humano – pecado, morte e o diabo”, esclarece. O pastor lamenta, no entanto, a concepção enraizada na cultura contemporânea sobre os três conceitos. Ele observa que apenas a morte é encarada como inimiga, tendo os outros sua existência relativizada pela opinião individual. “Mas a Bíblia fala nesses três como inimigos os quais o homem jamais poderia vencer. Ao mesmo tempo, foram derrotados por Jesus Cristo quando morreu na Cruz e, depois, venceu a morte ressuscitando.”
     Fuhrmann observa um grande número de fiéis curiosos sobre o assunto e, principalmente, receosos com o “grande julgamento” previsto pela Bíblia para acontecer neste dia. “Por causa da obra de Jesus de salvar a humanidade, ele próprio será o advogado de todos aqueles que creem nele. Estes serão, portanto, declarados absolvidos e, por isso, viverão com Deus. O fim do mundo é o retorno de Cristo e o fim de todos os medos, sofrimento, e o começo de uma vida verdadeira e completa na presença de Deus”, tranquiliza.

fim_dos_temposCiência derruba mitos

     Previsão maia – O calendário maia não termina em 2012, como alguns afirmaram, e esse povo antigo nunca considerou tal ano como o tempo do fim do mundo, dizem arqueólogos. Mas 21 de dezembro de 2012 foi, todavia, importante para os maias. É a época em que o maior ciclo do calendário – 1.872.000 dias ou 5.125,37 anos – acaba e um novo ciclo começa.

     Planeta X em rota de colisão – Alguns dizem que ele está por aí: um misterioso planeta X, também conhecido como Nibiru, em rota de colisão com a Terra – ou a caminho de uma passagem de raspão destruidora. Se houvesse um planeta ou qualquer objeto que fosse estar no interior do sistema solar daqui a três anos, os astrônomos o teriam estudado na última década.

      Continentes em ruptura – “A crosta e o manto do planeta irão de repente se deslocar, girando em torno do núcleo externo de ferro líquido da Terra como a casca de uma laranja gira em torno de sua suculenta fruta.” Os cientistas descartam cenários tão drásticos, mas alguns pesquisadores têm especulado que um deslocamento mais sutil pode ocorrer.

     Alinhamento galáctico – Alguns observadores do céu acreditam que 2012 irá se encerrar com um “alinhamento galáctico”, que ocorrerá pela primeira vez em 26 mil anos. Nesse cenário, o trajeto do sol pelo céu pareceria cruzar o que, da Terra, é visto como o ponto médio da nossa galáxia, a Via Láctea, que em boas condições de observação aparece como uma faixa de neblina no céu noturno. Alguns temem que esse alinhamento de alguma forma exponha a Terra a poderosas e desconhecidas forças galácticas que irão precipitar o seu fim – talvez através de um “deslocamento polar” ou movimento do supermassivo buraco negro do coração da nossa galáxia. Outros veem o suposto evento sob uma luz positiva, como o prenúncio do despertar de uma nova era na consciência humana. A Nasa tem uma visão diferente: não existe nenhum “alinhamento galáctico” em 2012. Um tipo de alinhamento ocorre durante todos os solstícios de inverno, quando o sol, visto da Terra, aparece no céu próximo do que parece ser o ponto médio da Via Láctea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário