“Chuvas deixam 45 cidades em emergência em Santa Catarina e quase 1 milhão de afetados.”; “Risco de calote na Grécia derruba Bolsas pelo mundo.”; “Tiroteio causa pânico em casamento na Turquia.”; “Incêndio mata mais de 100 no Quênia.”; “Polícia americana prende 20 em igreja que funcionava como bordel.”; “Ministério Público Federal denuncia famoso líder evangélico por evasão de divisas.”…
Assim está o mundo hoje.
Me lembro então dos patriarcas do Antigo Testamento listados na carta aos hebreus (Hb 11) entre os quais está inclusa até uma prostituta. Mas o interessante mesmo é que todas estas pessoas, de carne e osso, de atos heróicos e falhas incontestáveis, mas de sincera fé no Messias que seria enviado e hoje cumprido em Jesus, tinham a mais singela consciência de que estavam neste mundo apenas de passagem. Confessaram-se a si mesmos “estrangeiros e peregrinos”.
Não é à toa que o mesmo capítulo 11 diz, no verso 14: “Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria”. Não uma pátria humana. Mas celestial. Ou seja, enquanto reconhecemos que somos forasteiros, não nos sentiremos completamente em casa aqui na terra. Isso acalmou meu coração.
Não é aqui o lugar da glória. Provavelmente não nos sentiremos seguros de que os povos em guerra farão um acordo concreto de paz. Ainda teremos desabrigados… Haverá igrejas que não são igrejas... O comércio da Palavra continuará em alta… Você poderá ser denegrido pela fofoca... Perderá pessoas que ama… Derramará lágrimas de dor e também de emoção…
Sentindo-nos estranhos, inconformados e não muito à vontade, nosso coração gritará. E nos fará ansiosos pela verdadeira e feliz pátria.
Para aqueles que esperam essa pátria perfeita, Deus mesmo garante: “Eu já preparei essa cidade”. E ela não é a Babilônia daqui. É a Jerusalém celeste.
Até esse dia chegar, não se apavore. Nem revide. Também não se tranque em seu egoísmo. Apenas permaneça com Jesus. Creia nele. E seja realista.
(Pastor Júlio Jandt – Itararé, SP – com pequenos ajustes do texto original)
Nenhum comentário:
Postar um comentário