sábado, junho 02, 2012

Dentista divino

Li uma instrutiva matéria sobre a cárie dentária. Além do tradicionalmente já sabido, como a importância de ir regularmente ao dentista, fazer uma boa escovação e usar diariamente o fio dental, a matéria falou sobre o PH da saliva. Quando comemos algo, o PH da saliva fica mais ácido e leva pelo menos 20 minutos para voltar a ser neutro. Nesse meio-tempo, as bactérias se aproveitam para corroer o esmalte. A importância do creme dental é que ele neutraliza o PH da saliva e remineraliza os dentes, com a aplicação do flúor. Assim, o ideal é que não se enxágue a boca mais de duas vezes, para que a ação da pasta seja mais efetiva.

Eu não conhecia dados tão técnicos, mas o principal eu já sabia. Afinal, meu competente dentista, Dr. Rodrigo Camargo, já havia me passado a “cartilha”... Mas e se eu não seguisse as orientações dele? Ele teria certa dose de trabalho comigo, mas o prejudicado seria eu mesmo. No fundo, ao me dar as orientações, ele só queria o meu bem.

Pensei que há aqui uma analogia (veja bem, é só uma analogia!) entre o cuidado com os dentes e a nossa vida com Deus. Ele é nosso “dentista” e quer cuidar bem de nós. O problema é que, no dia-a-dia, não queremos seguir suas instruções.

Percebam com que facilidade nós descuidamos da vida espiritual. Não temos tempo para uma leitura diária da Bíblia. Orar, então, nem pensar! Há muito o que fazer!

E se, por estar tão ocupado, você não escovasse os dentes? E se, por causa da correria, você esquecesse do fio dental? Certamente seu dentista não ficaria muito satisfeito. Mesmo assim, você não está fazendo um grande favor para ele. O maior prejudicado ao abrir mão dessa higiene é você mesmo.

Assim, muitas pessoas pensam que fazem um grande favor para Deus ao meditar em Sua Palavra e orar. É claro que Deus se agrada dessas atitudes e fica muito satisfeito por ver que Seus conselhos são colocados em prática. Contudo, quando exercitamos a Palavra e a oração na vida diária é a nossa própria fé que é exercida, tal qual um músculo em ação. E o melhor: pela Palavra lida ou ouvida, Deus age em nós proporcionando uma boa higiene da alma, dando-nos o perdão para a placa bacteriana do pecado.

O curioso é que a cárie não aparece de uma hora para outra. Ela começa com a má higienização, quando temos preguiça ou falta de disciplina para seguirmos as orientações do dentista. Aí aparece uma manchinha, depois um pequeno furo e... lá está a cárie! Não tratada, pode até virar câncer bucal. O PH maligno da nossa natureza má, que existe em nós desde que nascemos, se aproveita da brecha para nos putrefazer aos poucos.

Muitas pessoas, igualmente, negligenciam tanto sua vida espiritual que acabam por perder sua fé saudável. A escovação da Palavra de Deus torna-se algo secundário. O fio dental da oração é dispensado. E ir à clínica-igreja é sinônimo de dar dinheiro para pilantra, esquecendo que ainda existem igrejas sérias e qualificadas. O resultado é um coração cada vez mais doente, sujo e “furado”, e, por fim, o câncer da descrença que dói.

O consolador é que nem assim tudo está perdido. Deus, nosso querido e dedicado dentista, pode nos implantar novamente a fé, por meio do Seu Espírito.

Cuide bem dos seus dentes. Escove-os, use o fio dental e fique bem perto do seu dentista.

Cuide melhor ainda da sua vida espiritual. Leia a Palavra, ore e fique bem perto de Jesus.

(Pastor Júlio Jandt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário