segunda-feira, junho 18, 2012

Afinal, que é a Igreja?? - “Igreja / iGreja”

Baseado no Artigo ‘Afinal, o que é a Igreja?

Mensageiro Luterano - Junho 2012

Karl H. G.Auel

Pastor Emérito

Rio de Janeiro, RJ

O mês de junho é um mês especial para a Igreja Luterana, pois no dia 25 são lembrados os 482 anos da Confissão de Augsburgo, documento apresentado pelos luteranos na dieta de Augsburgo em 1530. No dia 24 a IELB comemora 108 anos de sua fundação (Fundada em São Pedro do Sul, RS em 1904).

A Confissão de Augsburgo faz parte do DNA da IELB, assim, nada melhor do que celebrarmos essas datas refletindo sobre as verdades fundamentais expressas nessa Confissão, com o propósito de fortalecer a Confissão de nossa Fé.

O Cristão Genuinamente Luterano compreende a C.A. da mesma forma

como compreende a Confissão de Pedro em Mateus capítulo 16 (v.16; “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”). Ou seja, são respostas de fé verdadeira, operadas por Deus Espírito Santo através da Palavra.

Assim, para os luteranos, a C.A. não é apenas um documento histórico, é a expressão autêntica da fé verdadeira como crida e confessada pela igreja.

Mas, o que é a Igreja?

Martinho Lutero, nos Artigos de Esmalcalde, escreveu; ‘Graças a Deus, uma criança de sete anos sabe o que é igreja, a saber, os santos crentes e os cordeiros que ouvem a voz do bom Pastor’.

Como alguém sugeriu certa vez, ‘difícil é encontrar esta criança’. Isso porque o ser humano gosta mesmo é de complicar o que, em sua essência, é tão simples que uma criança é capaz de compreender (Mc 10.15).

Diante dessas complicações humanas, a igreja luterana tem a sua confissão justamente para apontar a certeza da fé que, já na criança, pode ser encontrada quando ela confessa; ‘Creio na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos’. Ou seja, ‘Creio na Santa igreja cristã, a união dos cordeirinhos que ouvem a voz do bom pastor e o seguem’.

Infelizmente, muitos que acreditam fazer parte da igreja, não ouvem, muito menos seguem o Bom Pastor. Por isso, fazemos bem em ouvir como, na C.A., cristãos sinceros esclareceram e responderam ‘que é a igreja’ em detalhes decisivos e essenciais;

Artigo 5º - “Para conseguir essa fé (salvadora), instituiu Deus o Oficio da Pregação, dando-nos o evangelho e os sacramentos, pelos quais dá o Espírito Santo que opera a fé onde e quando lhe apraz, naqueles que ouvem o evangelho”.

Em outras palavras isso quer dizer que os cordeiros somente podem ouvir a voz do bom pastor Jesus onde e quando o Evangelho é proclamado e os sacramentos são administrados. (‘A Fé vem pelo ouvir’ – Rm 10.17).

O Artigo 7º da C.A. acrescenta que - “Sempre haverá e permanecerá uma única santa igreja cristã, que é a congregação de todos os crentes entre os quais o evangelho é pregado puramente e os sacramentos são administrados de acordo com o evangelho”.

Essa é a principal marca ∕ essência da igreja cristã, a presença da palavra pura e dos sacramentos conforme o evangelho (A Mensagem Principal da Escritura).

Portanto, a igreja deve Respirar a Pureza da Palavra nas práticas, nos cânticos, na liturgia, nas orações, enfim, na vida da igreja como um todo.

Na prática, isso significa pensar como Igreja, e não como iGreja (EuGreja);

Exemplificando; Quando escolho uma canção tendo o ritmo ou a melodia como principal critério. Estou sendo Igreja ou EuGreja?

Explico; Quando escolho um hino, penso na Proclamação do Evangelho? Ou no mEU Entretenimento ou Sentimento?

Isso, claro, vale pra tudo que fizermos...

O que precisa ficar muito claro na nossa mente; A Marca, por excelência, da verdadeira igreja cristã, é a presença e a predominância da Pura Palavra em todas as áreas e todas as atuações da igreja. Quando essa presença for confirmada, é claro que bons ritmos e melodias podem e devem ser usadas, mas sempre obedecendo essa ordem; Primeiro o ProdutoMarca da Igreja, a Palavra Pura e correta, depois o Envelope ∕ Embalagem, o ritmo e a melodia.

Se o Produto não for bom, de nada adianta uma embalagem bonita. Um dia precisaremos abrir o belo pacote. E se não tiver nada dentro?

O Artigo 8º adverte que - “...a eficiência dos meios da graça não depende da santidade dos ministros da igreja...”.

O que o artigo quer reforçar é que É Deus quem dá o poder aos meios da graça; é Ele quem opera a Fé; Quem perdoa Pecados; Quem faz Renascer; É Deus, na pessoa de Cristo, que dá o seu corpo... Assim, é Ele quem constrói ∕ edifica a sua igreja.

Os ministros são embaixadores de Deus, seus representantes, mas, a eficiência da pregação do evangelho e a administração dos sacramentos não dependem de seu Carisma ou de seu poder de persuasão ou santidade.

Artigo 14º - “Sem chamado regular ninguém deve, publicamente, ensinar ou pregar ou administrar os sacramentos da igreja...”.

Esse artigo tem como objetivo, garantir a pureza do evangelho. O propósito não é impedir o testemunho de fé de cada cristão, mas impedir que qualquer pessoa que ‘se sente’ ou ‘imagina’ um ‘chamado divino’, mas que não conhece a voz do bom pastor, se levante para enganar as pessoas e dispersar o rebanho de Deus.

Perguntamos ‘O que é a igreja’?

Na Confissão de fé da igreja Luterana nos deparamos com a voz do Bom Pastor que aponta Palavra e Sacramentos como essenciais e indispensáveis para que haja Igreja. Assim, podemos chamar de Igreja, um prédio, uma denominação ou grupo de pessoas que visam, de fato, a proclamação do Evangelho de Cristo.

Por outro lado, onde prevalece o EU do pregador ou dos membros acima da Palavra do Bom Pastor, ou onde predomina o entretenimento, a busca de bens ou vantagem própria, não merecem o título de Igreja.

Precisamos lembrar, como Lutero, que, além dos sinais já descritos, que são Palavra e Sacramentos, também a Oração, o Louvor sincero, a Santificação, a Cruz e o Sofrimento, são marcas que também acompanham sempre aqueles que ouvem e seguem a voz do Bom Pastor Jesus.

Quem assim segue e ouve o Bom Pastor, buscando nele a certeza da Salvação pelos meios que ele oferece, esse pertence à igreja de Cristo neste mundo e na eternidade, e compreende, como uma criança, o que é Igreja; ‘os santos crentes e os cordeiros que ouvem a voz do bom Pastor’.

Dessa forma, essa ovelha do Bom Pastor Jesus, confessa como Pedro; “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da Vida Eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus” (Jo 6.68-69). Amém.

Oração: Amado Pai Celestial, concede-nos sempre essa confissão e nos conserve em fidelidade nesta tua Igreja por meio da Palavra e dos Sacramentos, a fim de ouvirmos sempre a voz do Bom Pastor Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário