Para muitos o ano ainda está começando. Mesmo se este não é o seu caso, tenho certeza que você ainda está sentindo o gosto do reinício. São as aulas que recomeçam, são novos projetos, enfim, você ainda saboreia novidades. Mas, à medida que os meses vão passando, vem aquele gosto de coisa velha, de resultados iguais onde você esperava diferença, de frustrações que vão se acumulando. Você se pergunta: Será que daqui para frente as coisas não poderiam ser diferentes realmente?
No consagrado livro O Monge e o Executivo, de James Hunt, há uma máxima que merece reflexão: “Insanidade é fazer o que sempre se fez e esperar resultados diferentes.” Será possível? Será que o autor tem razão? Parece tão óbvio o que autor disse, mas o óbvio tem que ser dito e, mais ainda, provado.
Um grupo de pecuaristas queria aumentar a produção diária de leite. Tendo procurado ajuda técnica, eles foram orientados a adquirirem vacas leiteiras da raça holandesa de uma outra bacia leiteira, vacas que produziam muito. Certo tempo depois, constatou-se que estas vacas davam cada vez menos leite. Ao serem perguntados sobre a alimentação das vacas, disseram: A gente dá pra elas palha de milho, essas coisas que a gente sempre dá aos animais. Ração, nem pensar. É lógico que a produção caiu.
Muitas vezes fazemos como estes produtores. Até ensaiamos mudanças, mas acabamos fazendo como sempre fizemos. Como diz James Hunt, “insanidade é fazer o que sempre se fez e esperar resultados diferentes.” Aplique-se isto à vida espiritual também. Agimos como se não tivéssemos tempo para as coisas do espírito, da alma, de Deus, e esperamos que Deus nos abençoe copiosamente. Neste 2012 façamos diferente em coisas do aqui e agora, e também nas do espírito que só pode estar relacionado com Deus através da confiança em seu Filho Jesus Cristo. Assim inclusive faremos diferença para os outros.
Edgar Züge
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo – Novo Hamburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário