terça-feira, março 22, 2011

“Importa-vos nascer de novo” - Jo 3.1-17

JAPAN-QUAKE/

Em meio a calamidades que cercam o mundo, parece que Deus continua providenciando ilustrações para sua mensagem de graça e amor pela humanidade...

Na catástrofe sofrida pelo Japão nas ultimas semanas, algo chamou a atenção do mundo mais do que a própria destruição causada pelo terremoto e pelo tsunami. Na realidade um milagre; Um bebê de apenas quatro meses de idade foi resgatado intacto, sem nenhum ferimento, dos escombros em Ishinomaki, na província de Miyagi, uma das regiões mais afetadas pelo abalo sísmico que atingiu 9.0 graus na escala Richter.

soldado_bebe_japão Segundo a revista norte-americana Time, os militares que trabalhavam no resgate nem acreditaram quando ouviram, pela primeira vez, o choro de bebê. Mas o bebê choramingou novamente, e depois de removerem escombros e mais escombros, os soldados depararam-se com o bebê; uma menina, vestida com um macacão cor-de-rosa.

As equipes de resgate não conseguiram explicar como é que o bebê conseguiu sobreviver sem assistência, durante três dias, no meio de tanta destruição.

Se alguém poderá um dia dizer que nasceu de novo, no sentido comum da expressão, esta criança de quatro meses poderá estufar o peito e dizer com todas as letras; ‘- Eu Nasci de novo porque fui encontrada e resgatada do meio dos escombros de um dos maiores terremotos que o mundo já viu’.

* * *

No texto do Evangelho segundo João capítulo 3 nos deparamos com um dos principais líderes fariseus dos tempos de Jesus. Este homem, Nicodemos, fazia parte do grupo dos fariseus, os representantes do pensamento judaico da ‘auto-justificação’. Os fariseu se julgavam merecedores da graça de Deus pelas suas boas obras e realizações.

Nicodemos, provavelmente, sentia uma inquietação quanto ao tratamento dado pelos seus companheiros ao mestre Jesus. Estava intrigado com os milagres de Jesus e, observando suas ações, chegou à conclusão de que esse Jesus ‘Só poderia ser alguém vindo da parte de Deus’ (Jo 3.2).

Porém, algo muito mais inquietante fazia palpitar o seu coração. Conhecedor da doutrina judaica, Nicodemos não conseguia encontrar um paralelo entre o ensinamento judaico da ‘justificação pelas obras humanas’, e o ensinamento de Jesus sobre o reino de Deus e a sua graça infinita. Se, por um lado reconhecia ser Jesus um grande mestre vindo da parte de Deus. Por outro, estava com dificuldades para reconhecer nele, Jesus, o Cristo prometido desde os tempos antigos.

Mas Jesus compreendia a inquietação no coração daquele homem. Por sua onisciência, o mestre sabia o que se passava naquela mente perturbada. E vai direto ao assunto; “Na verdade, meu amigo, - diz Jesus – Eu sei qual é a sua inquietação. E lhe direi o que você e todos precisam sabe; Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3).

O mestre da Lei parece não compreender as palavras de Jesus. Mas lá no fundo de sua inteligência ele sabe que e necessária uma completa transformação, mas não consegue compreender como essa transformação acontece (Porque a Palavra de Deus é loucura para a razão humana). Então Nicodemos faz a pergunta mais descabida que alguém fez a Jesus; ‘Nascer de novo? Como um velho poderia voltar à barriga da mãe e nascer de novo?’. Jesus compreende a indagação e responde; “Na verdade, meu caro amigo, é óbvio que, fisicamente isso não e possível como você bem sabe... O que eu quero dizer é que; é necessário sim um novo nascimento, mas não um nascimento físico, um nascimento espiritual. Não confunda coisas espirituais com coisas físicas. O que é carne, é carne. E o que é Espírito, é Espírito. Por isso não fique admirado quando eu disser que é necessário nascer de novo (Jo 3.5-7).

Na continuidade do debate com Nicodemos, Jesus busca esclarecer o real sentido do Nascer de Novo espiritual tão necessário àquele que deseja ver o reino de Deus. E nos versículos 14 a 17 ele apresenta um dos ensinamentos mais claros e precisos de toda a Escritura a respeito da salvação do ser humano. Esse ensinamento dá a Nicodemos e a todos nós, a capacidade de compreendermos com bastante clareza e fé, o que realmente significa o novo nascimento concedido pela água do batismo e pela ação do Espírito Santo em nós (Jo 3.5). Jesus diz; “Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.14 e 15).

Diferentemente do que acreditava o grupo dos fariseus ao qual pertencia Nicodemos, Jesus esclarece que a salvação não é uma causa nossa. Ela não é alcançada pela nossa ação ou santidade diante de Deus. Mas unicamente pelo resgate proporcionado pelo filho unigênito de Deus que, semelhante ao que ocorreu nos tempos do antigo testamento com a serpente de bronze, foi também levantado sobre uma cruz a fim de que todo aquele que crer e olhar para a cruz, receba a redenção gratuitamente por fé; “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Nascer de novo está, portanto, relacionado à fé e à vida procedente da graça redentora.

Crer que não temos justiça própria para apresentarmos diante de Deus a fim de vivermos em seu reino de justiça, significa uma completa mudança de pensamento. Uma completa mudança Espiritual. Significa apagar todo tipo de desejo de ‘auto-justificação’ e confiar única e exclusivamente na redenção que vem de fora. E isso significa Nascer de Novo.

* * *menina 4 meses 1

A Menina de 4 meses encontrada nos escombros do terremoto e do tsunami no Japão ainda não compreende racionalmente o milagre que aconteceu em sua vida. Muitos de nós também não compreendemos o milagre do Nascer de Novo Espiritual que se operou em nossa vida quando ainda tínhamos 4 meses ou menos, no batismo.

Naquele momento, nem tampouco agora, com 20, 35, 50 ou 80 anos de idade conseguiríamos nos desvencilhar sozinhos dos entulhos do pecado...

Portanto, a Nicodemos, e a tantas crianças e adultos resgatados dos terremotos e tsunamis deste mundo de pecados, a mensagem clara do mestre Jesus vindo da parte de Deus é esta; Importa-vos nascer de novo.

E isso não significa que ‘tenhamos encontrado a saída’ ou que ‘tenhamos nos livrado dos escombros’, pois Nascer de Novo é ‘Ser encontrado’ e ‘Ser resgatado’ por Jesus Cristo. Um resgate com proporções infinitamente maiores do que as praticadas e vividas na carne, porém ilustradas de maneira clara aos nossos olhos.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! E quem tem olhos para ver, Veja! Amém.

(P. Élvio Nei Figur – SLZ, MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário