segunda-feira, março 28, 2011

Chame pelo NOME

 

meu_nome_nas_internets “Cheio de juventude”. É isso que significa meu nome, em latim.

Nem todos os nomes têm significados. Mas há alguns que têm significados lindíssimos.

O bom de ter um nome não é apenas se fazer conhecido. Nome tem importância. “O nome da pessoa é o som mais doce que ela pode ouvir”, lembra Dale Carnegie. Tem até instituição bancária que põe o nome da pessoa na página da sua conta na internet. Entre milhões, ser lembrado pelo nome é muito bom. Já pensou ser chamado pelo número do CPF? Ou do RG? Não soa impessoal? Ou pior que isso: ser lembrado pelo número da conta bancária ou pelo quanto há nela? Por essas e outras, ter um nome faz bem. O nome nivela. João não é melhor que Pedro. Maria não é menos que Marta.

Mesmo assim, nome é igual a cor: cada um tem sua preferência.

Gosto, particularmente, do nome “Eduardo”. É um nome anglo-saxão que significa “guardião das riquezas”. No fundo, todo aquele que faz de Jesus o seu tesouro particular é um “Eduardo”. Guarda em si a maior riqueza que alguém pode desfrutar.

Não sei se seu nome tem algum significado.

Mas há um nome em especial cujo significado não diz respeito apenas a si, mas a toda humanidade. Diz respeito à sua vida, leitor. Ao seu presente. Ao seu futuro.

Este nome é “Jesus”. Do original hebraico, significa “O Senhor salva”. Nome dado pelo Pai, e que a mãe e o pai humanos aceitaram, reconhecendo sua verdadeira missão. Estão lá, no evangelho registrado por Mateus, as palavras ditas pelo anjo para José: “Ela [a virgem] dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.21). Quão rico é este nome!

“Jesus” é mais que um bonito nome. É um nome que traz salvação. Salvação para o desespero. Para o desamor. Para o orgulho. Para o perigo de confiar no próprio taco. Salvação para o pecado, esta palavra que teimamos em negar, mas que está em nós, qual câncer da alma. O remédio está aí. Sem tarjas. Para ser absorvido. Para salvar.

Há nomes bonitos.

Manuela significa “Deus está conosco”.

Jaime, “O Vencedor”.

Elisa, “Mulher feliz”.

E por aí vai.

Mas não há outro nome com tamanho poder. Por mais belo que seja. Não há outro nome que seja mais doce aos nossos ouvidos do que o nome “Jesus”: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

Que bom que temos esse Nome, com “N” maiúsculo.

Porque, sabe, nem sempre consigo me manter “cheio de juventude”.

Mas o nome “Jesus” sempre salvará.

(Pastor Julio Jandt – Igreja Luterana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário