quarta-feira, março 30, 2011

Cheiro de Filho

     Deus nos conhece pelo nosso cheiro: temos cheiro de pessoas que necessitam de perdão e vida eterna!”pai-e-filho

     Muitos haviam me falado sobre a maravilha que é ser pai. Nunca duvidei disso, mas confesso que jamais consegui compreender completamente até que vi o meu filho pela primeira vez e tive a oportunidade de sentir o seu cheiro. Acredito que não existam palavras para descrever perfeitamente este sentimento. É único. É pleno. Lembro-me de certa vez em que minha mãe estava me corrigindo e disse: “você só vai compreender o amor de um pai quando tiver o seu próprio filho!”. Hoje eu sei que ela tinha razão.
     Deus nos deu a capacidade de amar os nossos filhos. Muito mais que dar continuidade a raça humana, filhos significam o compartilhar de um amor eterno que o Pai sente por todos nós. Não éramos seus filhos, mas Ele nos adotou por meio de Jesus Cristo. Sentiu o nosso cheiro, nos amou desde o princípio e se doou por nós.  
     Há pouco tempo tive a honra de conhecer Dona Tereza, uma senhora humilde, mãe de treze filhos, dos quais, nove foram adotados. Um dos maiores exemplos de amor e solidariedade que já presenciei. Ela me disse: “todos são meus filhos, a diferença é que uns saíram de dentro de mim e outros não, mas amo a todos da mesma forma”. Um contraste diante de tantos pais que jogam seus filhos em rios e latas de lixo.
     De qualquer forma, permanece a lição: seja qual for a maneira pela qual Deus nos deu ou dará a oportunidade de sermos pais, saiba que é uma chance de provarmos um amor sem medidas! Como um cheiro suave que nos leva a conhecer um pouco mais este infinito amor que o Pai sente por nós.

(Pastor Peterson Machado - Candelária/RS)

terça-feira, março 29, 2011

Desafio de Shrek

Denise e Marcelo se casaram vestidos de Shrek e Fiona, em Garibaldi (RS) (Foto: Alessandro Veronese Mânica/Agência RBS)

     O casamento religioso à fantasia em Garibaldi, RS, mostra bem o jeito alucinado da vida. Vestidos de Fiona e Shrek, o desejo dos noivos diante do altar expressa a síndrome humana “do fazer de conta” – que virou epidemia. Os padrinhos com roupas de príncipes e princesas, os pais dos noivos de reis e rainhas, as crianças com alegorias de Dragão, Burrinho, Branca de Neve, os convidados caracterizados dos contos infantis – uma cena surreal que diz tudo sobre esta sociedade de castelos de areia. Fiquei pensando na história dessa famosa animação, para dizer o seguinte: precisamos imitar o ogro Shrek, e expulsar as criaturas mágicas que invadem o nosso “pântano”.

     Esta é a ameaça – a vida transformada numa aventura de desenho animado. De  ficar adulto, mas ainda “brincar” de casinha, de carrinho, de vídeo game, de ganhar e perder. De fazer de conta que casamos, que temos família, que trabalhamos, que somos felizes. No imaginário de ser bem sucedido, vestir a alegoria de soberanos, alucinados na miragem de reinos e castelos. Sem dúvida, temos um desafio parecido com o do Shrek, de espantar as ilusões e viver a realidade.Convidados também foram fantasiados à cerimônia do casal (Foto: Fernando Gomes/Zero Hora/Agência RBS)

     Viver a realidade? Vale à pena? Ela é tão dura, exigente, cruel. Por que não levar a vida na brincadeira? Seria o caminho, se o dragão fosse apenas fábula. Ele existe e expele violentamente sobre nós suas labaredas. Podemos até aprisioná-lo atrás de máscaras e alegorias, mas um dia ele surge em  inevitáveis tragédias. Por isto a advertência: “Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão” (Eclesiastes 11.8).

     Seria tudo ilusão se não fosse “a realidade de Cristo” (Colossenses 2.17). Que para alguns é também pura fantasia. Mas, uma certeza para aqueles que são chamados de igreja – que vem “de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai ser encontrar com o noivo”, para viver no reino celestial onde “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21.1-4).

(Marcos Schmidt - pastor luterano)  

segunda-feira, março 28, 2011

Chame pelo NOME

 

meu_nome_nas_internets “Cheio de juventude”. É isso que significa meu nome, em latim.

Nem todos os nomes têm significados. Mas há alguns que têm significados lindíssimos.

O bom de ter um nome não é apenas se fazer conhecido. Nome tem importância. “O nome da pessoa é o som mais doce que ela pode ouvir”, lembra Dale Carnegie. Tem até instituição bancária que põe o nome da pessoa na página da sua conta na internet. Entre milhões, ser lembrado pelo nome é muito bom. Já pensou ser chamado pelo número do CPF? Ou do RG? Não soa impessoal? Ou pior que isso: ser lembrado pelo número da conta bancária ou pelo quanto há nela? Por essas e outras, ter um nome faz bem. O nome nivela. João não é melhor que Pedro. Maria não é menos que Marta.

Mesmo assim, nome é igual a cor: cada um tem sua preferência.

Gosto, particularmente, do nome “Eduardo”. É um nome anglo-saxão que significa “guardião das riquezas”. No fundo, todo aquele que faz de Jesus o seu tesouro particular é um “Eduardo”. Guarda em si a maior riqueza que alguém pode desfrutar.

Não sei se seu nome tem algum significado.

Mas há um nome em especial cujo significado não diz respeito apenas a si, mas a toda humanidade. Diz respeito à sua vida, leitor. Ao seu presente. Ao seu futuro.

Este nome é “Jesus”. Do original hebraico, significa “O Senhor salva”. Nome dado pelo Pai, e que a mãe e o pai humanos aceitaram, reconhecendo sua verdadeira missão. Estão lá, no evangelho registrado por Mateus, as palavras ditas pelo anjo para José: “Ela [a virgem] dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.21). Quão rico é este nome!

“Jesus” é mais que um bonito nome. É um nome que traz salvação. Salvação para o desespero. Para o desamor. Para o orgulho. Para o perigo de confiar no próprio taco. Salvação para o pecado, esta palavra que teimamos em negar, mas que está em nós, qual câncer da alma. O remédio está aí. Sem tarjas. Para ser absorvido. Para salvar.

Há nomes bonitos.

Manuela significa “Deus está conosco”.

Jaime, “O Vencedor”.

Elisa, “Mulher feliz”.

E por aí vai.

Mas não há outro nome com tamanho poder. Por mais belo que seja. Não há outro nome que seja mais doce aos nossos ouvidos do que o nome “Jesus”: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

Que bom que temos esse Nome, com “N” maiúsculo.

Porque, sabe, nem sempre consigo me manter “cheio de juventude”.

Mas o nome “Jesus” sempre salvará.

(Pastor Julio Jandt – Igreja Luterana)

quinta-feira, março 24, 2011

Frase pra fechar o Dia!!!!!

 “Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prostrar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha com 'paternal condescendência', dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.”
(C. S. Lewis)

A Bíblia lida centenas de vezes!


     Adelina Souza dos Santos, moradora de Niterói (RJ), é um exemplo vivo de fé e amor pela Palavra de Deus. Aos 92 anos, sem poder mais frequentar a igreja devido a dificuldades de locomoção, ela está lendo em casa o conteúdo integral da Bíblia pela 208ª vez. Mais do que um recorde, a marca é digna de nota por simbolizar superação, devoção e reverência ao Livro Sagrado, além de servir de inspiração aos cristãos mais jovens.
     Com a saúde frágil, ela já sofreu quatro AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e usa aparelho auditivo, Adelina continua lúcida e cheia de disposição para reler as Escrituras Sagradas. Sua dedicação já foi reconhecida por diversas vezes pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) que já lhe agraciou com vários certificados do programa de leitura bíblica em um ano. Nos últimos anos, ela tem se superado e lido toda a Bíblia num tempo ainda menor, entre seis e oito meses.
Seguindo um ritual diário, Adelina realiza a leitura bíblica com muito afinco: Faz orações, copia e memoriza versículos e lê a Bíblia de 7 a 8 horas por dia. Com cinco filhos, quatro netos e um bisneto, a matriarca criou a família na fé cristã. Ela sempre procura transmitir a amigos e parentes as mensagens bíblicas lidas. “Minha mãe faz o chamado reforço espiritual, selecionando e escrevendo várias passagens da Bíblia para cada pessoa da família”, conta a filha Adeísa dos Santos.
     A sede pela Palavra de Deus começou há cerca de 50 anos, quando Adelina herdou uma Bíblia do sogro. “Foi o testemunho de fé do meu sogro que me motivou a ler a Bíblia inteira”, relembra. “Cada vez que leio, sinto me aproximar mais de Deus. Tenho o conhecimento do poder divino e de sua misericórdia com as pessoas”, testemunha.
Mesmo diante da vasta quantidade de leituras que já fez, ela não tem o texto bíblico de cor e salteado na cabeça, como muitos pensam. No entanto, possui na ponta da língua pelo menos alguns versículos de cada um dos 66 livros da Bíblia. “É impossível gravar a Bíblia inteira. A Palavra do Senhor cada hora tem algo novo para ensinar”, relata.
Para quem não leu as Escritura Sagradas por inteiro, Adelina incentiva. “As pessoas precisam conhecer o amor de Deus para com a humanidade. Esse é o caminho da verdade e da vida.” A fiel leitora já traçou nova meta: a leitura de toda a Bíblia até a ducentésima décima (210ª) vez. Assim, ela acredita que terá cumprido sua missão com Deus.

(Fonte: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=101&id=705&pa=1)

TODO LO QUE DIOS HACE ES BUENO

livre_1260644715

 

          Había un rey que siempre recibía consejos de su ministro.   Este continuamente le decía:  “Todo lo que Dios hace es bueno”.

         Entonces el rey, por un accidente,  se cortó un dedo y al quedar muy angustiado, preguntó a su ministro:  “He cumplido con todas mis obligaciones religiosas, ¿por qué Dios comete esta injusticia conmigo?”

            “Todo lo que Dios hace es bueno”, contestó el ministro.

           El rey quedó muy enojado y resolvió castigar al ministro, poniéndolo en la cárcel.  Cierta mañana, el rey que siempre salía a cazar con su ministro, decidió ir solo, manteniendo preso a su ministro.

            Mientras estaba en la floresta, el rey fue capturado por hombres que deseaban ofrecerlo en sacrificio.  Él fue limpiado y preparado para eso, cuando en el último momento, al mirar su cuerpo constataron que estaba incompleto, faltándole un dedo y por no poder ofrecerlo en sacrificio, decidieron liberarlo.

           Sintiéndose aliviado, el rey volvió a su palacio y liberando a su ministro dijo: “Ahora entiendo lo que usted quería decir con TODO LO QUE DIOS HACE ES BUENO.   Y comentó toda la aventura que había pasado.  Sólo no había comprendido ¿por qué Dios había dejado a su ministro estar preso injustamente?

            “Todo lo que Dios hace es bueno”, repitió el ministro.  “Yo siempre voy a cazar con su Majestad en la floresta; si yo lo hubiera acompañado, habría sido ofrecido en sacrificio, pues yo tengo todos mis dedos”.

             Ponga en la memoria un poco de la Palabra de Dios: “Sabemos que Dios dispone todas las cosas para el bien de quienes le aman, a los cuales él ha llamado de acuerdo con su propósito”  Romanos 8:28

terça-feira, março 22, 2011

“Importa-vos nascer de novo” - Jo 3.1-17

JAPAN-QUAKE/

Em meio a calamidades que cercam o mundo, parece que Deus continua providenciando ilustrações para sua mensagem de graça e amor pela humanidade...

Na catástrofe sofrida pelo Japão nas ultimas semanas, algo chamou a atenção do mundo mais do que a própria destruição causada pelo terremoto e pelo tsunami. Na realidade um milagre; Um bebê de apenas quatro meses de idade foi resgatado intacto, sem nenhum ferimento, dos escombros em Ishinomaki, na província de Miyagi, uma das regiões mais afetadas pelo abalo sísmico que atingiu 9.0 graus na escala Richter.

soldado_bebe_japão Segundo a revista norte-americana Time, os militares que trabalhavam no resgate nem acreditaram quando ouviram, pela primeira vez, o choro de bebê. Mas o bebê choramingou novamente, e depois de removerem escombros e mais escombros, os soldados depararam-se com o bebê; uma menina, vestida com um macacão cor-de-rosa.

As equipes de resgate não conseguiram explicar como é que o bebê conseguiu sobreviver sem assistência, durante três dias, no meio de tanta destruição.

Se alguém poderá um dia dizer que nasceu de novo, no sentido comum da expressão, esta criança de quatro meses poderá estufar o peito e dizer com todas as letras; ‘- Eu Nasci de novo porque fui encontrada e resgatada do meio dos escombros de um dos maiores terremotos que o mundo já viu’.

* * *

No texto do Evangelho segundo João capítulo 3 nos deparamos com um dos principais líderes fariseus dos tempos de Jesus. Este homem, Nicodemos, fazia parte do grupo dos fariseus, os representantes do pensamento judaico da ‘auto-justificação’. Os fariseu se julgavam merecedores da graça de Deus pelas suas boas obras e realizações.

Nicodemos, provavelmente, sentia uma inquietação quanto ao tratamento dado pelos seus companheiros ao mestre Jesus. Estava intrigado com os milagres de Jesus e, observando suas ações, chegou à conclusão de que esse Jesus ‘Só poderia ser alguém vindo da parte de Deus’ (Jo 3.2).

Porém, algo muito mais inquietante fazia palpitar o seu coração. Conhecedor da doutrina judaica, Nicodemos não conseguia encontrar um paralelo entre o ensinamento judaico da ‘justificação pelas obras humanas’, e o ensinamento de Jesus sobre o reino de Deus e a sua graça infinita. Se, por um lado reconhecia ser Jesus um grande mestre vindo da parte de Deus. Por outro, estava com dificuldades para reconhecer nele, Jesus, o Cristo prometido desde os tempos antigos.

Mas Jesus compreendia a inquietação no coração daquele homem. Por sua onisciência, o mestre sabia o que se passava naquela mente perturbada. E vai direto ao assunto; “Na verdade, meu amigo, - diz Jesus – Eu sei qual é a sua inquietação. E lhe direi o que você e todos precisam sabe; Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3).

O mestre da Lei parece não compreender as palavras de Jesus. Mas lá no fundo de sua inteligência ele sabe que e necessária uma completa transformação, mas não consegue compreender como essa transformação acontece (Porque a Palavra de Deus é loucura para a razão humana). Então Nicodemos faz a pergunta mais descabida que alguém fez a Jesus; ‘Nascer de novo? Como um velho poderia voltar à barriga da mãe e nascer de novo?’. Jesus compreende a indagação e responde; “Na verdade, meu caro amigo, é óbvio que, fisicamente isso não e possível como você bem sabe... O que eu quero dizer é que; é necessário sim um novo nascimento, mas não um nascimento físico, um nascimento espiritual. Não confunda coisas espirituais com coisas físicas. O que é carne, é carne. E o que é Espírito, é Espírito. Por isso não fique admirado quando eu disser que é necessário nascer de novo (Jo 3.5-7).

Na continuidade do debate com Nicodemos, Jesus busca esclarecer o real sentido do Nascer de Novo espiritual tão necessário àquele que deseja ver o reino de Deus. E nos versículos 14 a 17 ele apresenta um dos ensinamentos mais claros e precisos de toda a Escritura a respeito da salvação do ser humano. Esse ensinamento dá a Nicodemos e a todos nós, a capacidade de compreendermos com bastante clareza e fé, o que realmente significa o novo nascimento concedido pela água do batismo e pela ação do Espírito Santo em nós (Jo 3.5). Jesus diz; “Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.14 e 15).

Diferentemente do que acreditava o grupo dos fariseus ao qual pertencia Nicodemos, Jesus esclarece que a salvação não é uma causa nossa. Ela não é alcançada pela nossa ação ou santidade diante de Deus. Mas unicamente pelo resgate proporcionado pelo filho unigênito de Deus que, semelhante ao que ocorreu nos tempos do antigo testamento com a serpente de bronze, foi também levantado sobre uma cruz a fim de que todo aquele que crer e olhar para a cruz, receba a redenção gratuitamente por fé; “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Nascer de novo está, portanto, relacionado à fé e à vida procedente da graça redentora.

Crer que não temos justiça própria para apresentarmos diante de Deus a fim de vivermos em seu reino de justiça, significa uma completa mudança de pensamento. Uma completa mudança Espiritual. Significa apagar todo tipo de desejo de ‘auto-justificação’ e confiar única e exclusivamente na redenção que vem de fora. E isso significa Nascer de Novo.

* * *menina 4 meses 1

A Menina de 4 meses encontrada nos escombros do terremoto e do tsunami no Japão ainda não compreende racionalmente o milagre que aconteceu em sua vida. Muitos de nós também não compreendemos o milagre do Nascer de Novo Espiritual que se operou em nossa vida quando ainda tínhamos 4 meses ou menos, no batismo.

Naquele momento, nem tampouco agora, com 20, 35, 50 ou 80 anos de idade conseguiríamos nos desvencilhar sozinhos dos entulhos do pecado...

Portanto, a Nicodemos, e a tantas crianças e adultos resgatados dos terremotos e tsunamis deste mundo de pecados, a mensagem clara do mestre Jesus vindo da parte de Deus é esta; Importa-vos nascer de novo.

E isso não significa que ‘tenhamos encontrado a saída’ ou que ‘tenhamos nos livrado dos escombros’, pois Nascer de Novo é ‘Ser encontrado’ e ‘Ser resgatado’ por Jesus Cristo. Um resgate com proporções infinitamente maiores do que as praticadas e vividas na carne, porém ilustradas de maneira clara aos nossos olhos.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! E quem tem olhos para ver, Veja! Amém.

(P. Élvio Nei Figur – SLZ, MA)

sexta-feira, março 18, 2011

‘Nada mim faltar’

197372_198906253464121_100000342445225_613633_7885411_n

Entre o Beco da Fome e a ilusão do lotérico "Sonho Real", uma certeza escrita na realidade dura da carroça da vida: "Nada mim faltar", (sic). Aprecie um salmo em foto do cotidiano de Formosa-Go. Todos somos tais quais os catadores de papelão. Escrevamos em nossas carroças palavras de esperança, que nos projetem para além da miserabilidade desta condição humana, mas também para além do sonho irreal do materialismo e do consumismo. Tudo vai passar, as palavras na carroça, não. Mesmo que não saibamos soletrá-las direito.

Fonte; http://www.facebook.com/photo.php?fbid=198906253464121&set=a.198906250130788.45821.100000342445225&theater

Conselho Distrital em Açailândia-MA

P1010179P1010194

Os Relatórios das Paróquias foram apresentados na presença dos representantes da IELB, Pastor Geraldo Schiler (Segundo Vice Presidente), e Adilson Schinke (Coordenados Nacional do PEM).

P1010196P1010197

Pastor Geraldo conversa com os pastores e líderes distritais.

P1010201DSCF2512 DSCF2513

Culto de Encerramento do Conselho Distrital com a Instalação do Pastor Davis Seibel

DSCF2520      P1010231   

Instalação do Pastor Davis Seibel na Paróquia de Açailância, Itinga e região.

terça-feira, março 15, 2011

Ondas de imagens

1169801005 Se uma imagem vale por mil palavras, então qualquer coisa que a gente escreve sobre esta tragédia nipônica corre o risco de sucumbir. Sempre carregando as sofisticadas câmeras, os japoneses estão revelando ao mundo cenas impressionantes. O sentimento global é de perplexidade. Será o cumprimento da profecia de Jesus? Que “todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas” (Lucas 21.25)? Por que “todas as nações”? Qual a razão dos moradores que vivem nos lugares mais altos, ou no outro lado do planeta, estarem apavorados? Creio que a resposta está nesta grandiosa onda que invade o mundo  – as chocantes imagens vindas do país da Sony, da Panasonic, da Nikon...
Tsunamis são antigos. Há três mil anos o rei Davi já dizia: “Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles” (Salmo 32.6). Davi comparou este desastre natural com a desolação espiritual que invade a vida daqueles que não têm um “esconderijo que livra da aflição” (v.7). Ele viveu às margens do Mar Mediterrâneo, e deve ter presenciado ou sabia algo a respeito. Segundo registros arqueológicos, foi neste período bíblico que ocorreu um dos maiores maremotos que aniquilou a ilha de Creta, próximo às terras litorâneas de Israel.
O fato novo, por isto, são as impactantes imagens que transportam a humanidade para o Japão, e faz com que “todas as nações estejam desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas”. No entanto, se a imagem tem poder, vem à lembrança a foto daquela criança de quatro meses, encontrada viva entre os escombros do tsunami, e que se tornou símbolo de esperança no Japão. Algo que remete à imagem da criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. “Não tenham medo”, disse o anjo aos pastores de Belém, porque este menino vai salvar vocês. Já crescido, ele calmou o mar, e todos ficaram admirados: “Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?” (Mateus 8.27). É dele que Davi se refere ao confessar “Tu és o meu refúgio” quando surgem as grandes ondas.
(Marcos Schmidt - Pastor Luterano)

Deus meu Senhor!

segunda-feira, março 14, 2011

As 23 Respostas de Madre Teresa de Calcutá!

Madre_Tereza.jpg01 - Qual é o dia mais belo: Hoje
02 - Qual é a coisa mais fácil: Equivocar-se
03 - Qual é o maior obstáculo? O medo
04 - Qual é o maior erro? Abandonar-se
05 - Qual é a raiz de todos os males? O egoísmo
06 - Qual é a distração mais bela? O trabalho
07 - Qual é a pior derrota? O desânimo
08 - Quais são os melhores professores? As crianças
09 - Qual é a primeira necessidade? Comunicar-se
10 - O que nos faz mais feliz? Ser útil aos demais
11 - Qual é o maior mistério? A morte
12 - Qual é o pior defeito? O mau humor
13 - Qual é a pessoa mais perigosa? A mentirosa
14 - Qual é o pior sentimento? O rancor
15 - Qual é o presente mais belo? O perdão
16 - O que é mais imprescindível? O lar
17 - Qual é a rota mais rápida? O caminho reto
18 - Qual é a melhor sensação? A paz interior
19 - Qual é o abrigo mais eficaz? O otimismo
20 - Qual é a maior satisfação? O dever cumprido
21 - Qual é a força mais potente do mundo? A fé
22 - Quais são as pessoas mais necessárias? Os pais
23 - Qual é a coisa mais bela de todas? O amor
"Certa vez, um milionário texano ao ver Madre Teresa cuidando de um moribundo lhe disse – Madre, por dinheiro nenhum do mundo eu faria isso. E ela respondeu: - Eu também não meu filho".
spacer.gif
spacer.gif
spacer.gifGilclér Regina

TERREMOTO COM TSUNAMI


          E o que dizer do terremoto no Japão?
O 7º pior da história. No momento em que escrevo estas linhas, já são mais de mil mortos nesta mistura fatal de terremoto com tsunami. Bem menos que os 200 mil mortos no Haiti, mas, mesmo assim, mil vidas preciosas, pelas quais também morreu o Salvador Jesus.
De qualquer forma, terremoto sempre é terremoto, e preocupa. Ele traz o alerta de que o chão que vivemos pode não ser tão seguro quanto pensamos. É loucura, portanto, agarrar-se a este mundo como se não existisse outro.
Enquanto os terremotos têm explicações científicas, o mesmo não se pode dizer do tremor que há no nosso coração quando experimentamos o chão tremer. Trememos pelo medo de sucumbir, de partir, de dar adeus, de morrer. Um medo natural existente no coração de cada um, por mais forte que demonstre ser.
O terremoto é apenas mais um daqueles momentos em que nos sentimos pequenos, indefesos, desprotegidos, impotentes. Ainda mais quando lemos que o alerta de tsunami pode chegar à América do Sul, ao Chile, Equador, Colômbia e Peru. Não chega ao Brasil (pelo menos esta é a previsão), mas, e se chegasse?
Na verdade, já chegou. Diferente, mas chegou. Outros terremotos têm feito nosso chão tremer, talvez até com mais intensidade. Notícias calamitosas da perda de um familiar, da doença terminal do pai ou da mãe, do acidente trágico com um amigo do peito, enfim, notícias desta natureza podem fazer nosso chão tremer e até desaparecer. O nosso mundo é assim. Não é tão seguro quanto pensamos.
Mesmo assim, temos garantias, não da Defesa Civil, mas da Defesa Divina: “Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo” (Salmo 91.4). Como compreender isso quando passamos pelos terremotos da vida? Não deveria Deus livrar o nosso epicentro de tais abalos? É o que, no fundo, pensamos.
Não é tão simples compreender isto. Mas, com os olhos da fé, que enxergam além dos olhos físicos, podemos aceitar. Até porque foi em um terremoto que Deus deu a prova do preço que estava disposto a pagar para proteger. A Bíblia diz que, quando Jesus morreu, “a terra tremeu e as rochas se partiram” (Mateus 27.51). A terra tremeu, Jesus morreu e o mundo, por incrível que pareça, se encheu de esperança. Até que, no domingo, a rocha se abriu e Jesus voltou a viver. A esperança virou realidade.
Pelo terremoto da cruz e pela rocha do túmulo vazio podemos confiar que a proteção das asas divinas vai muito além dos abalos sísmicos deste mundo. Na verdade, é uma proteção ilimitada, eterna, que se estende para além desta vida. Há uma nova cidade, um novo lugar, nos esperando depois que este mundo tremer e desaparecer. É o céu, a vida eterna, o refúgio perfeito para quem apegou-se a Jesus em meio aos abalos deste mundo.
Naquele lugar, a fortaleza celeste, o Senhor promete, “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21.4). E nem terremotos.
(Pastor Julio Jandt)

quarta-feira, março 02, 2011

Anuncio - Retiro 2011

Local do Retiro 2011

 

PROGRAMAÇÃO DO RETIRO 2011


Dia 05.03.11 (sábado):
    09:00 – Chegada ao local e inscrições
    12:00 – Almoço
    14:00 – Abertura e devoção (Pastor Élvio)
    15:00 – Quebra-gelo
    15:30 – Gincana Cultural
    17:00 – Gincana Esportiva
    19:00 – Janta
    20:00 – Filme; 'Para Salvar uma Vida'
    00:00 – Silêncio

Dia 06.03.11 (Domingo):
    07:00 – Café
    09:00 – Culto
    12:00 – Almoço
    14:00 – Gincana Bíblica
    15:00 – Gincana Esportiva
    16:00 – Lanche
    19:00 – Janta
    20:00 – Devoção (Rosana, Thaís e Jênnifer)
    20:30 – Luau
    00:00 – Silêncio

Dia 07.03.11 (Segunda)
    07:00 – Café
    08:00 – Devoção (Grupo 1)
    08:30 – Gincana Cultural
    10:00 – Gincana Bíblica
    12:00 – Almoço
14:00 – Estudo Bíblico – Parte 1
    15:30 – Gincana Esportiva
    16:30 – Lanche e tempo livre
    19:00 – Janta
    20:00 – Devoção (Grupo 2)
    20:30 – Filme
    00:00 – Silêncio

Dia 08.03.11 (Terça)
    07:00 – Café
    08:00 – Devoção (Cenobilina)
    09:00 – Gincana Bíblica
    10:00 – Gincana Cultural
    12:00 – Almoço
    14:00 – Estudo Bíblico – Parte 2
    15:30 – Gincana Esportiva
    16:30 – Lanche e tempo livre
    19:00 – Janta
    20:00 – Devoção
    20:30 – Noite Cultural
    00:00 – Silêncio

Dia 09.03.11 (Quarta)

    07:00 – Café

    08:00 – Devoção e encerramento (Thaís, Rosana e Jênnifer)

    09:00 - Limpeza

Tábua da Maré


PORTO DE ITAQUI (ESTADO DO MARANHÃO)
 Latitude: 
02º34,6'S                           Longitude: 044º22,2'W     Fuso: +03.0                     Ano: 2011
    Instituição: DHN                              35 Componentes             Nível Médio: 3.43         Carta: 00413


Dia
Hora
Alt.(m)
  
SEX 04/03/2011
00:51
0.8
07:00
5.8
13:02
0.8
19:09
6.0
  
SÁB 05/03/2011
01:21
0.7
07:28
5.9
13:36
0.7
19:41
6.1
  
DOM 06/03/2011
01:53
0.7
07:56
6.0
14:02
0.6
20:08
6.1
  
SEG 07/03/2011
02:15
0.7
08:21
6.0
14:32
0.6
20:38
6.0
  
TER 08/03/2011
02:43
0.7
08:51
6.0
15:00
0.6
21:04
5.9
QUA 09/03/2011
03:09
0.8
09:15
6.0
15:32
0.8
21:38
5.8