quarta-feira, junho 08, 2011

Você já levou algum conforto ao seu pastor?

Nova Imagem

10 de junho – Dia do Pastor

Deus escolheu para si porta-vozes de carne e sangue, sabendo que eles podem errar como os demais homens. Vamos meditar um pouco sobre alguns servos de que a Bíblia nos fala.

Elias - Um homem temente a Deus que predisse ao rei Acabe a grande seca, que ressuscitou o filho da viúva da Sarepta, fez inúmeros milagres quando o Senhor o chamou teve momentos gritantemente humanos. A escritura diz: Temendo pois Elias levantou-se e para salvar sua vida se foi e chegou a Berseba... depois... se foi ao deserto e pediu para si a morte, e disse: Basta, toma agora ó Senhor a minha alma. Elias sentiu o peso da sua tarefa e suspirou: é duro o teu trabalho.

Davi - conhecido como homem segundo o coração de Deus, zeloso e fiel, autor dos Salmos deixou marcas humanas no registro das Escrituras. Por uma paixão lasciva tornou-se adúltero e assassino. Tomada a consciência da grandeza do pecado, o mesmo Davi arranca de si um profundo gemido de culpa e arrependimento: Pequei contra o Senhor.

Jeremias - ao ser comissionado por Deus se desculpa e procura esquivarse da tarefa divina. Vivia diante de Israel cujo cativeiro se aproximava. Isto não era fácil. Pouco conheceu a alegria. Jeremias escreveu com lágrimas. É conhecido como o grande profeta das lamentações. Afigura do profeta prova mais uma vez que no serviço do Senhor não há nem sempre, aquele prazer e felicidade como muitos imaginam que deveria ser a vida de um Pastor.

Jonas - enviado a chamar Nínive, constitui um exemplo de vacilação, entre outros tantos que a Bíblia fala. Faltava-lhe vontade e coragem de pregar àquele povo gentio. O livro de Jonas não contém nem uma mensagem registrada, mas nele Deus deixou a dura experiência de um servo seu que procura fugir de sua missão.

Basta o nome destes quatro homens de Deus para mostrar que a tarefa do Senhor, embora revestida de sublimidade, é dura. Jesus jamais prometeu comodidade e facilidade aos seus seguidores, mas preveniu-nos da oposição que sofreriam, por parte do mundo, de satanás e da própria carne.

Portanto, ser Pastor, é enfrentar dureza, passando por momentos de dor, ouvindo críticas descabidas, recebendo muitas vezes calúnias impiedosas. Ser Pastor é incorrer em falhas semelhantes as de Elias, Davi, Jonas e Jeremias.

Ser Pastor é continuar o ministério do Bom Pastor que deu sua vida pelas ovelhas. Seu dever é proteger, guiar e alimentar o rebanho. Ser Pastor é afogar a própria sensibilidade, esquecer-se de si mesmo para, de todas as formas e de todos os meios possíveis, fazer o rebanho crescer na plenitude de Cristo.

Ser Pastor, enfim, é carregar consigo as muitas contradições entre a sua pessoa e o seu ministério; é enfrentar o terrível bombardeio de consciência durante a trajetória do caminho mais longo e difícil do ofício: o caminho do altar ao público.

Por isso o erro de muitos irmãos, habituados em apontar o dedo ao Pastor nasce do fato de desconhecerem a consistência do ministério e a vida do própria ministro. É bom lembrar que Jesus em sua condição humana repetidas vezes procurou o Pai nas suas preces. Se Elias, Davi, Jeremias e Jonas e o próprio Salvador, tiveram momentos de incertezas, por certo também as terá o seu Pastor.

Se nós, como congregação, compreendermos que o líder da causa de Deus enfrenta problemas, lutas íntimas com o velho homem e que ele também precisa de conforto e consolo, muita coisa vai melhorar nas comunidades. Feliz a comunidade e a igreja que tem como líder um pastor que não reclama para si a infalibilidade e reconhece em profunda humildade a grande distância que separa sua pessoa do ministério que o Mestre lhe conferiu. Feliz o Pastor que carrega no ministério a cruz que condena e mundo e salva almas imortais. Sobre ele repousa a beleza poética da divina promessa: "Os que a muitos conduzirem a justiça, resplandecerão, como o fulgor das estrelas no firmamento sempre e eternamente." (Dn 12.3)

Oração: Senhor Deus nós te agradecemos por termos em nossa congregação um Pastor fiel as sagradas escrituras, um consagrado servo de Deus, um orientador da congregação, um motivador e incentivador dos grupos da comunidade e um dedicado pai de família. Pedimos tua força e ajuda para que nós como congregação façamos a nossa parte, para o crescimento da tua igreja na terra e para teu louvor e glória eterna. Em nome de Jesus nós pedimos e agradecemos. Amém

(Extraido do Informativo ‘A Palavra’ da Igreja Luterana de Lionhares, ES. Escrito pelos Jovens da União Juvenil Trindade, Vera Cruz/RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário