sábado, abril 07, 2012

“Biografias”–Mensagem de Páscoa

Há poucos dias o Brasil perdeu dois expoentes importantes. Um da classe intelectual, Millôr Fernandes, e outro na classe humorística, Chico Anysio.
imageMillôr Fernandes foi um grande jornalista, Escritor, Ilustrador, Dramaturgo e também tradutor. Escreveu mais de 30 livros, mais de cem peças teatrais, trabalhou em importantes veículos de comunicação como a Revista Veja, Revista Istoé, o Jornal Pasquim, E Jornal do Brasil.
Chico Anysio foi um grande humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor. Fez papéis em mais de 30 programas de TV. Atuou em pelo menos sete filmes, escreveu diversas músicas além de dar vida a mais de 200 personagens memoráveis e escrever 17 livros.image
A Biografia desses dois homens impressiona. As grandes realizações deles ficarão, sem dúvida, por muito tempo na memória do povo brasileiro.
Há muitos grandes homens com Biografias interessantíssimas, algumas até que atravessam séculos e são lembradas, como Nicolau Copérnico, Martinho Lutero e Napoleão Bonaparte. Mas não há Biografia tão completa nem tão intrigante como a de um certo jovem que morreu aos 33 anos de idade a quase 2.000 anos atrás.
Em sua Biografia consta que ele nasceu entre os animais, trabalhou como carpinteiro, andava a pé ou de jumentinho e foi condenado à morte injustamente. É impressionante como a Biografia desse homem se mantém e é lembrada ano após ano, século após século, através do calendário cristão, que conta os anos do seu nascimento.
Mas porque a Biografia do Carpinteiro de Nazaré continua tão lembrada? Porque, quase 2.000 anos depois, os feitos de Jesus de Nazaré são tão importantes?
Para tentarmos entender, vamos buscar na Bíblia, o livro que conta a Biografia de Jesus, algumas pistas...
O que descobrimos?
Descobrimos outro fato interessante; A Biografia de Jesus começou a ser escrita mais de mil anos antes do seu nascimento. Moisés e os profetas já haviam escrito sobre ele.
O profeta Isaías, por exemplo, 700 anos antes de Cristo nascer, escreveu, com riqueza de detalhes; “Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca... Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim... Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã... Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi enterrado ao lado de criminosos, foi sepultado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira” (Is. 53.2a,3, 7-9).
É impressionante como Isaías descreve os detalhes do maior acontecimento da cristandade, mais de 700 anos antes deles acontecerem naquela sexta-feira santa no monte do Calvário.
image“No entanto...” - segue Isaías - “era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando... ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos” (Is 53.4-6).
A Biografia de Jesus Cristo carrega, em suas linhas, o sofrimento e a dor que ele levou sobre si. Os meus e os seus pecados foram crucificados com ele na morte. Assim, nós fazemos parte da Biografia de Jesus. Foi por nossa causa que ele sofreu... O Castigo que nós merecíamos, ele pagou...
Essa é a primeira razão porque a Biografia de Jesus é tão importante pra todos nós ainda hoje...
* * *
Mas não pára por aí. A Biografia de Jesus é diferente e intrigante também, porque ela não termina com a morte... Como a maioria das outras Biografias... Ela continua, e a melhor parte da Biografia de Jesus é esta que encontramos em Marcos 16.1-8; Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse...”.
Jesus Cristo reviveu. E esse foi o seu maior feito. Com a sua Ressurreição, Jesus mostrou-se vitorioso sobre a morte, a maior inimiga do ser humano.
Essa é a segunda e mais importante razão porque a Biografia de Jesus é tão intrigante, tão lembrada, e tão importante...
Não! Não foram os milagres e as curas que tornam Jesus um homem ilustre... O que tornou Jesus Ilustre e merecedor da maior e mais bem lembrada Biografia de todos os tempos é a sua vitória sobre a Morte e sobre Satanás. E isso nenhum outro homem pode fazer, a não ser Cristo, o Filho de Deus... O Jovem Galileu... Jesus de Nazaré...
A Bíblia é o livro que testifica a respeito de tudo isso. Nela nós encontramos outras afirmações e detalhes da vida e obra de Jesus como as palavras do apóstolo Paulo que, inspirado por Deus, resumiu a Biografia de Jesus assim; “Ele (Jesus) tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai” (Fp 2.5-11).
* * *
O Maior homem de todos os tempos, o nome mais importante, a mais importante Biografia do mundo sem dúvidas, é a de Jesus Cristo.
Podemos até construir carreiras impressionantes e inspirar Biografias espetaculares como as de Chico Anysio, Millôr Fernandes e tantos outros. Mas no fim, a melhor parte de nossas Biografias terá sido aquela na qual caímos de joelhos e reconhecemos abertamente que nossa vida faz parte da Biografia, da vida e da obra do nosso Senhor Jesus Cristo, pois pertencemos a ele.
* * *
imageConta-se que, no ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente. Algo deve existir algo após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?
- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui.
Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.

- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É
totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente
uma coisa: A vida após o nascimento está excluída – o cordão umbilical
é muito curto.

- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem
ela tudo isso não existiria...

- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
- Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la
cantando, ou sente, como ela afaga nosso mundo... Sabe, meu irmão, a vida real
nos espera e agora apenas estamos nos preparando para ela…
* * *
Chico Anysio dizia que; “todo mundo quer ver Deus, mas morrer ninguém quer”.
Millôr Fernandes certa vez escreveu que; “A vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito”.
Meus irmãos, ‘Esta vida não dura muito. A Vida Real nos espera. Agora apenas estamos nos preparando para ver a Deus’.
Jesus disse; “... Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (Jo 11.25-26).
Uma feliz e abençoada Páscoa a todos. Amém.
(P. Élvio Nei Figur – São Luís, MA - 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário