quarta-feira, maio 25, 2011

Durma bem

 

13_passaros_mineiros_sao Acontece comigo. Com você também.

A gente fica ansioso, tenso, preocupado. E não consegue dormir à noite.

Principalmente de domingo para segunda. Eu, de segunda para terça.

A gente deita e fica pensando nos problemas que terá para resolver no dia seguinte.

Não gosto de pescar. O que fazer?

É então que me lembro do conselho de uma pessoa que me quer bem: “Está ansioso e preocupado? Olhe os passarinhos. Contemple as flores”.

Mas não tenho tempo para isso. Porque estou ocupado pensando nos problemas que resolverei amanhã. Ou quem sabe já tentando antecipar para hoje os infortúnios do talvez.

Mesmo assim o conselho lateja: “Olhe os passarinhos. Contemple as flores”.

Olho para meu filho. Dois anos completos. Ele está sentado olhando os passarinhos, apontando para eles e dizendo para mim: “Piu-piu”. E pega a flor que sua mamãe comprou, inspira-a e declara sorrindo: “Humm... Me”, que em sua singela linguagem significa “Humm, que perfume...

“Olhe os passarinhos”. Eles não semeiam. Não colhem. Nem guardam comida em depósitos. Mas vivem!

“Contemple as flores”, que não trabalham, não fazem roupas, nem as compram. Mas vestem-se lindamente!

O mesmo Amigo lembra: “Será que você não vale mais do que um passarinho? Ou que uma flor?” É então que compreendo que olhar os passarinhos e contemplar as flores não significa preguiça nem irresponsabilidade. Significa aprender a depender do Pai.

Sabe, meu filho não está preocupado com o amanhã. Ele vive e dorme feliz.

Porque, no fundo, no fundo, ele tem um pai. E sabe disso.

Esse é o problema comigo. Penso que preciso fazer algo. Trabalhar, produzir, ganhar... Meu filho precisa de mim. E a ansiedade insiste em ficar.

Porque, no fundo, no fundo, esqueço que eu também tenho um Pai. Embora saiba disso.

As preocupações da vida me anestesiam. Fico insensível diante das coisas que não posso ver. Eu gostaria de dormir como meu filho. Quem sabe na farmácia há algo para isto?

E lembro novamente do conselho: “Olhe os passarinhos. Contemple as flores”.

O remédio está no quarto ao lado. Nele meu filho dorme. Nem aí com o amanhã. Talvez por isso Deus diga que o reino dos céus é das crianças. Elas não trabalham. Não costuram. Não colhem. Mas tem quem as sustente. Hoje, amanhã e depois de amanhã.

O amanhã virá por conta. Trará suas preocupações. Trará também as bênçãos.

“Olhe os passarinhos. Contemple as flores”. Meu amigo Jesus está certo.

A cruz é a maior prova do quanto vale a pena olhar os passarinhos e contemplar as flores. Porque pela cruz eu ganhei um Pai.

Por isso, olhe os passarinhos. Contemple as flores. E durma bem.

(Pasto Julio Jandt – IELB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário